Skip to main content

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) anunciou, nesta terça-feira (1/3), que abrirá vagas de estágio para mulheres ucranianas graduadas em ciências agrárias e que estejam na condição de refugiadas em função da guerra entre Rússia e Ucrânia. Em comunicado, a instituição ressalta que tomou a iniciativa levando em conta a formação dessas mulheres em um país com grande tradição na agricultura.

LEIA TAMBÉM: Conflito entre Rússia e Ucrânia eleva preocupação com segurança alimentar

De acordo com a Agência da ONU para refugiados, até a terça-feira (1/3), cerca de 600 mil pessoas tiveram que se deslocar por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia (Foto: ACNUR/Chris Melzer)

 

"Centenas de milhares de pessoas fugiram da Ucrânia nos últimos dias e devemos colocar em prática o que defendemos publicamente: gerar oportunidades e fóruns de tomada de decisão de uma forma que beneficie os migrantes e as mulheres em particular”, disse o diretor geral do IICA, Manoel Otero, na nota.

Ele destacou ainda que a intenção é fortalecer a pesquisa agropecuária e o desenvolvimento tecnológico. Segundo ele, faz parte do compromisso da instituição, de “aumentar a cooperação técnica e a assistência que presta aos países das Américas – muitos deles importadores de alimentos – em um esforço para atender e mitigar as consequências do conflito na região”

saiba mais

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta países que importam trigo

Com a guerra entre Russia e Ucrânia, Paraguai estuda alternativas para exportar carne bovina

 

O diretor geral do IICA alertou que a guerra no leste europeu pode ter consequências negativas para a segurança alimentar e o comércio de produtos agrícolas. De acordo com ele, a situação gera incerteza, perturba funcionamento regular dos mercados e compromete a oferta de alimentos, afetando os preços.

Manoel Otero pediu que outras instituições tomem atitudes semelhantes à do IICA para auxiliar pessoas que foram colocadas na condição de refugiadas em função da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Source: Rural

Leave a Reply