Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (28/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

Preços de alimentos devem aumentar com conflitos na Ucrânia

A inflação brasileira, que terminou 2021 acima dos 10%, começou este ano ainda bastante pressionada e com números ainda altos. O IPCA de janeiro ficou em 0,54%, o maior número para o mês desde 2016, puxado principalmente pelos alimentos. As previsões para o ano, até agora, vinham variando entre 5,5% a algo pouco acima dos 6% (lembrando que o teto da meta perseguida pelo Banco Central é de 5%). Mas essas previsões devem mudar, e para pior, por conta da Guerra na Ucrânia. Também há o impacto nos fertilizantes. A Rússia é o maior fornecedor desse produto para o Brasil, com cerca de 20% dos adubos comprados pelo País.

O trigo deve ser um dos primeiros alimentos a demonstrar o aumento de preços em razão do conflito no Leste Europeu (Foto: REUTERS/Enrique Marcarian)

Nova espécie é encontrada na Amazônia

Pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e outras universidades descobriram uma nova espécie de palmeira na Amazônia. A espécie encontrada pelos cientistas é do gênero Mauritiella, da família Arecaceae, e foi denominada Mauritiella disticha. As últimas descrições de palmeiras do gênero Mauritiella foram em 1935. As palmeiras são um dos grupos de plantas mais abundantes na região da Amazônia. De cada 20 espécies de árvores, oito são palmeiras como buriti e açaí. Para o pesquisador do Inpa e um dos descobridores da nova espécie, Eduardo Prata o achado revela o quanto ainda há para se conhecer na flora Amazônica, bioma mais biodiverso do planeta.

Estudo que resultou na descoberta de nova espécie de palmeira foi feito por grupo multidisciplinar que acessou áreas remotas da amazônia (Foto: Marizilda Cruppe/Divulgação)

 

Brasil mantém condenação à invasão da Ucrânia

Apesar das declarações de neutralidade do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil voltou a condenar, nesta segunda-feira (28/02), a invasão da Ucrânia pela Rússia, durante sessão especial da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. No domingo, em entrevista no Guarujá, onde passa feriado, Bolsonaro se recusou a condenar a invasão da Ucrânia pela Rússia, alegando que a posição do país é de neutralidade. Na ONU, no entanto, apesar de ponderar a existência de interesses russos contrariados, o governo brasileiro manteve a condenação e defendeu a dura resolução do Conselho de Segurança vetada pelos russos.

reuniao-onu-seguranca (Foto: Reuters)

 

 

 

Frente fria avança pelo Sul

Uma forte frente fria que avança pelo litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina aumentam as instabilidades no início da semana. De acordo com a Climatempo, o sol deve aparecer no estado catarinense e no Paraná, e as pancadas de chuva ficam concentradas entre a tarde e a noite. No Paraná, não há previsão de volumes expressivos. O estado de São Paulo segue com sol e calor, com máximas em torno de 33°C nos próximos dias. “Não dá para descartar a possibilidade de um novo recorde de calor na capital entre segunda-feira (28/02) e quinta-feira (03/03)”. A Climatempo destaca um forte calor no interior de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, norte e interior da Bahia e sudeste do Piauí.

Tempo nublado, chuva (Foto: Pxhere/Reprodução)

Colheita de soja

A colheita da safra 2021/2022 de soja chegou a 44% da área no Brasil na semana passada, de acordo com nova estimativa da consultoria AgRural. Na semana anterior, a área colhida correspondia a 33% do total. No mesmo período do ano passado, 25% das lavouras de soja tinham sido colhidas. No Sul do Brasil, atingido por secas severas que prejudicaram lavouras, o início da colheita revela baixos índices de produtividade, informa a AgRural. No entanto, as chuvas ainda que na forma de pancadas esparsas, podem levar algum alívio nos próximos dias.

Colheita de soja avança no Brasil, com produtividades refletindo os problemas climáticos em algumas regiões do país (Foto: REUTERS/Jorge Adorno/File Photo)

Petrobras mantém preços

O preço do petróleo passou por forte volatilidade na semana passada, com a invasão da Rússia à Ucrânia. Na quarta-feira (23/02), o preço do barril do óleo tipo Brent chegou a ultrapassar os US$ 105, mas depois acabou recuando. Na sexta-feira (25/02), fechou em US$ 94,12, diante das perspectivas de que as sanções de aliados ocidentais à Rússia fossem poupar o setor de energia do país. Mas tudo isso ainda é muito incerto. A Petrobras utiliza o Preço de Paridade de Importação (PPI) para definir os reajustes dos valores da gasolina e óleo diesel em suas refinarias.

Petrobrás (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

Rússia aumenta taxas de juros

O Banco Central da Rússia mais do que dobrou sua taxa básica de juros nesta segunda-feira (28/02), e introduziu alguns controles de capital, enquanto o país enfrenta um isolamento econômico cada vez maior, mas seu presidente disse que as sanções aplicadas ao país pela guerra na Ucrânia o impediram de vender moeda estrangeira para sustentar o rublo. O Banco da Rússia vendeu 1 bilhão de dólares em mercados de câmbio na quinta-feira, disse Nabiullina, mas não interveio na segunda-feira (28/02). "Tivemos que aumentar as taxas para compensar os cidadãos pelo aumento dos riscos inflacionários", disse a presidente do banco, Elvira Nabiullina, em entrevista coletiva.

Presidente russo Vladimir Putin (Foto: REUTERS )

Portos da Ucrânia permanecem fechados

Os portos ucranianos permanecerão fechados até que a invasão da Rússia termine, disse o chefe da Administração Marítima da Ucrânia nesta segunda-feira (28/02), acrescentando que o porto de Mariupol foi danificado por bombardeios russos. Kindrativ afirmou que as autoridades ainda estão avaliando a extensão dos danos em Mariupol, um importante porto localizado no Mar de Azov, acrescentando que outros portos também sofreram alguns danos, o que "não era grave".

Containers em Porto de Baltiysk, na Rússia (Foto: REUTERS/Vitaly Nevar)

 
Source: Rural

Leave a Reply