Skip to main content

Os produtores de soja do Rio Grande do Sul iniciaram a colheita da oleaginosa e realizaram até esta semana os trabalhos em 1% da área do Estado, além de encerrarem plantio de milho verão, disse a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS nesta quinta-feira (24/02).

LEIA TAMBÉM: Milho e trigo sobem e soja fecha o dia em queda na Bolsa de Chicago

Lavoura de milho atingida pela seca (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian/File Photo)

 

Os trabalhos na soja estão em linha com a média histórica para o período, mas as lavouras continuam afetadas pela seca causada pelo fenômeno climático La Niña. "A cultura apressa o ciclo com a estiagem, e as perdas se intensificaram em regiões onde não ocorreram precipitações", disse a empresa ligada ao governo estadual em relatório.

Segundo a Emater, lavouras de soja em estágios reprodutivos são as mais críticas no momento, representando 83% do total cultivado. Em paralelo, o plantio de milho foi concluído, após avanço de um ponto percentual na semana, com atraso em relação a anos anteriores, mostraram os dados.

saiba mais

Paraná reduz safra de soja para 11,6 mi t, diz Deral, que eleva estimativa de milho

USDA estima menor preço médio de soja, milho e trigo na safra 2022/23

 

A colheita do cereal gaúcho atingiu 57% das áreas, aumento de três pontos percentuais na variação semanal. Neste caso, os trabalhos estão adiantados ante os 48% vistos um ano antes e a média histórica de 43%.

"Assim como avança o ciclo e a colheita da cultura, intensificam-se as perdas… A redução na produtividade reflete em menor estoque do produto no Estado, trazendo problemas de abastecimento para produtores de proteína e de gado de leite", acrescentou. Na semana passada, a Emater revisou as safras gaúchas, cortando a estimativa de produção de soja em mais de 40% ante a previsão inicial, e a de milho em 55%.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply