Skip to main content

A frente fria avançou sobre o Sul do Brasil e levou chuvas a várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A previsão do tempo para esta sexta-feira (25/2) e também durante o feriado de carnaval, é que muitas áreas produtoras dos estados do Sul continuem registrando precipitações.

LEIA TAMBÉM: Chuva de granizo deve atingir lavouras de soja e arroz do RS

Feriado de carnaval será chuvoso no Sul do Brasil (Foto: Pxhere/Reprodução)

 

De acordo com a Rural Clima, entre domingo (27/2) e segunda-feira (28/2), uma nova frente fria avança sobre o estado gaúcho e leva chuvas mais intensas e generalizadas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. Essa condição deve se estender durante a próxima semana, que terá chuva em praticamente toda região Sul, incluindo Paraguai, Uruguai e Argentina.

"O mês de março terá chuvas mais frequentes em relação à seca dos últimos meses. Aliás, não precisa chover muito no Sul do Brasil para melhorar a situação, já que dezembro e janeiro foram péssimos", diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

No Sudeste, o carnaval será marcado por tempo aberto com pancadas de chuva eventuais, o que não preocupa os produtores com relação à colheita e plantio. Dificilmente serão registradas chuvas generalizadas ao longo dos próximos dias. Na quarta-feira (02/03), a frente fria chega à São Paulo e ao Rio de Janeiro e traz pancadas de chuva ao Sudeste, o que deve favorecer os tratos culturais e o desenvolvimento das lavouras.

saiba mais

Chuva em excesso limita avanço da colheita de soja em Mato Grosso

Safra de milho ainda pode ter recorde, mas seca no Sul está no radar

 

Depois de um longo período de chuvas frequentes que têm atrapalhado consideravelmente a colheita da soja e o plantio do milho, causando quebras na produtividade e diminuição na qualidade dos grãos no Centro-Oeste, os próximos dias serão pouco chuvosos. "Isso será de suma importância para a realização da colheita da soja e plantio do milho safrinha que, em algumas regiões, já está atrasado com relação à média", alerta o especialista.

No Nordeste, há previsões de chuva ao longo do feriado, porém sempre na forma de pancadas. Nos próximos dias, o tempo aberto deve predominar nos estados, com pouquíssimas chuvas generalizadas. "Os corredores de umidade voltados ao Sul do Brasil faz com que o tempo abra no centro-norte", explica.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply