Skip to main content

Fiscais do Ministério da Agricultura suspenderam a comercialização de 37,809 toneladas de feijão e 774 quilos de arroz em atacadistas e supermercados do Distrito Federal, depois de uma operação de fiscalização realizada nesta semana. De acordo com a pasta, a justificativa foi a baixa qualidade, com produtos expostos com grãos sadios e excesso de impurezas.

LEIA TAMBÉM: Mais de 150 mil garrafas de azeite de oliva têm venda suspensa por fraude

Fiscalização federal foi feita em 11 redes de supermercados (Foto: Divulgação)

 

"Também foram encontrados produtos com grãos mofados e carunchados que podem conter micotoxinas prejudiciais à saúde. Após resultado das análises que serão realizadas pelos laboratórios oficiais, o Mapa notificará os responsáveis pelo produto irregular para que tomem as providências quanto ao reprocessamento do produto. As multas podem chegar a R$ 532 mil por lote de produto irregular", informou a pasta, em nota.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a ação foi feita em 11 redes de supermercados e contou com fiscais do próprio Distrito Federal e de São Paulo. O objetivo foi retirar de comercialização os produtos que não atendiam produtos que estavam em desacordo com as normas estabelecidas no país.

saiba mais

PL do autocontrole fragiliza fiscalização, afirma sindicato

 

Segundo a Instrução Normativa nº 12/2008, o feijão pode ser classificado como: Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3, Fora de Tipo e Desclassificado. No comunicado, a pasta explica que, se um feijão é classificado como Tipo 1, mas a qualidade é inferior, ocorre engano ao consumidor, prática que tamb[ém busca ser evitada com as operações de fiscalização.

"A fiscalização da qualidade do arroz e do feijão é atribuição do MAPA e vem sendo feita com regularidade nos últimos anos. Estão sendo programadas mais fiscalizações em outros estados da federação ao longo do ano de 2022" informou o Coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal do Mapa, Tiago de Dokonal Duarte, no comunicado.
Source: Rural

Leave a Reply