Skip to main content

Depois de meses com chuvas extremamente abaixo da média, temperaturas altas e quebras na safra que não se via há muito tempo, a chuva começa a dar as caras no Sul do Brasil. Por enquanto, só houve registros pontuais em algumas áreas, porém, de acordo com a Rural Clima, os modelos sinalizam que a partir de quinta-feira (24/2), o avanço de uma frente fria vai provocar chuvas generalizadas e diárias até mesmo no Rio Grande do Sul, que não acontece desde outubro.

LEIA TAMBÉM: Chuva em excesso limita avanço da colheita de soja em Mato Grosso

O retorno das chuvas ao Sul não ameniza as quebras já registradas, mas favorecem as culturas de segunda safra (Foto: Getty Images)

 

"Isso pode acontecer no final de semana e principalmente ao longo da semana que vem, ou seja, na primeira semana de março", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

A passagem de uma frente fria deverá deixar o tempo bastante instável e com chuvas recorrentes sobre o Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai. As áreas que estão realmente necessitando de chuvas. "Essas chuvas chegaram extremamente tarde, porém para as culturas de segunda safra, elas devem trazer condições um pouco melhor para o desenvolvimento, e até mesmo elevar os níveis de umidade do solo".

saiba mais

Incêndios atingem pelo menos 730 mil hectares, na Argentina

Seca deve acentuar perdas de produtividade na safra da Argentina

 

Além disso, há previsões de bons volumes na fronteira oeste do Rio Grande do Sul e na Argentina, onde estão ocorrendo fortes queimadas e prejuízos enormes nos campos.

Na região central e Norte, a chuva começa a dar uma trégua. Vai continuar diária, porém, com os corredores de umidade migrando ao Sul, o tempo deve abrir consideravelmente. "Isso abre uma janela gigante para a realização da colheita da soja e plantio das novas lavouras de segunda safra: milho, feijão, sorgo, girassol e outras", avisa o especialista.

Santos ressalta que mesmo assim, ainda há previsões de dias bastante úmidos e chuvosos em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, oeste da Bahia, Tocantins, Maranhão e Pará. Mas fato é que haverá mais aberturas de tempo em relação às últimas semanas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply