Manacá (Foto: Sonia-Borcsik)
Sempre carregado de flores, o pé de manacá de oito anos de idade deixou de florir nos últimos dois anos, além de as folhas enrugarem, amarelarem e caírem. O que devo fazer para combater a praga que ataca a planta? Sonia Borcsik, via Facebook.
Para assegurar com certeza a praga que está atacando o manacá, seria necessário realizar em laboratório exames do material vegetativo, que deve ter amostras enviadas em saco plástico. Contudo, pela análise dos sintomas descritos, a planta pode estar com uma infecção por fungos. Neste caso, o ideal é fazer uma poda de limpeza das folhas atacadas, eliminando-as e incinerando-as, para evitar que os fungos voltem a contaminar. Como não existe fungicida registrado para o controle em árvores, após a separação das folhas doentes faça adubações com fertilizante hidrossolúvel NPK 10-10-10 e com micronutrientes na dose de 1,5 grama por litro de água. Até o manacá se recuperar, semanalmente irrigue com abundância sob a projeção da copa no solo. Posteriormente, também na projeção da copa, aplique no mínimo três vezes ao ano – início, meio e próximo ao fim da estação das chuvas – adubo farelado 10-10-10 e esterco de animal compostado (curtido).
CONSULTOR: SHOEY KANASHIRO, engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto de Botânica, Núcleo de Pesquisa em Plantas Ornamentais, Av. Miguel Stéfano, 3687, CEP 04301-012, São Paulo (SP), tel. (11) 5067-6201, skanashi@uol.com.br
saiba mais
Como combater fungos na goiabeira? Especialista dá dicas
Manacá-da-Serra e mais árvores para plantar em um ambiente urbano
Source: Rural