Renascer, O Rei do Gado e O Cravo e a Rosa são apenas algumas das novelas disponíveis no Globoplay para quem gosta de ver o interior do Brasil. As produções da Globo, se passam em diferentes épocas e locais, mas têm algo em comum: mostram a cultura do campo, o trabalho do produtor rual e, muitas vezes, retratam os conflitos por terra e poder que também acontecem na vida real.
LEIA TAMBÉM: 10 bons filmes que mostram a vida no campo para assistir em 2022
As comidas da roça e as músicas sertanejas são um show a parte e ajudam a conquistar o público. Tanto, que mesmo as novelas mais antigas caíram no gosto nacional e estão no Globoplay para assistir online. A Globo Rural separou dez dessas produções que "vale a pena ver de novo".
O Rei do Gado (Foto: Divulgação )
1- Renascer
A novela traz a saga de José Inocêncio, interpretado por Antônio Fagundes, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Ao perder sua esposa durante o parto do caçula, Inocêncio passa a nutrir uma relação de ódio com o filho mais novo. As demais tramas da história giram a partir desse conflito.
Um pouco da forma de lidar com as crenças da época são apresentadas por Tião Galinha, um catador de caranguejos, que a acredita na lenda que corria sobre José Inocêncio, de que ele teria um diabo de estimação numa garrafa, uma espécie de amuleto, que seria responsável pela sua riqueza. Crédulo, resolve seguir o mesmo recurso para sair da vida miserável que leva com a família.
Renascer (Foto: Divulgação )
2- O Cravo e a Rosa
Inspirada no clássico “A Megera Domada”, de Shakespeare, a novela é ambientada na cidade de São Paulo nos anos 1920. A trama principal traz o turbulento, e ao mesmo tempo divertido, romance entre Julião Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves), filha do banqueiro Nicanor Batista (Luís Melo).
Petruchio vende na cidade os queijos produzidos na fazenda que herdou do seu pai, a Fazenda Santa Clara. Embora seja a provedora do seu sustento, a propriedade encontra-se em condições precárias e, para mantê-la funcionando, luta e trabalha pesado com o objetivo de salvar a terra.
O Cravo e a Rosa (Foto: Divulgação )
3- Êta mundo bom
Candinho (Sergio Guizé) foi criado na Fazenda Dom Pedro II, localizada no interior de São Paulo. Sua mãe engravidou ainda solteira e, com medo de ser descoberta por seu pai, escondeu a gravidez. No dia do nascimento, a farsa foi revelada e para evitar que o menino fosse morto, uma das criadas da casa o colocou dentro de um cesto no rio.
E, justamente por ter sido encontrado por uma empregada da fazenda, o menino cresceu sem conhecer a identidade dos pais. Já pelos anos 40, ele vai para São Paulo com o burro Policarpo, em busca da mãe biológica na capital. Diante de grandes desafios, ele conta com a ajuda de novos amigos para aprender a se virar na cidade.
Êta mundo bom (Foto: Divulgação )
4- Velho Chico
A novela começa na década de 1960, na fictícia Grotas de São Francisco. A trama principal aborda a disputa de terras e poder entre as famílias rivais ao longo dos anos. Por conta dessa briga, Maria Tereza de Sá Ribeiro (Camila Pitanga) e Santo dos Anjos (Domingos Montagner), enfrentam dificuldades para ficarem juntos.
A novela narra o amor pelo rio São Francisco e, além de mostrar a vida de grandes fazendeiros, traz o dia a dia dos pequenos produtores rurais.
Velho Chico (Foto: Divulgação )
5- Cordel Encantado
A inspiração da novela vem da literatura de cordel, que traz lendas heróicas do sertão nordestino juntamente com o encantamento causado pela vida da realeza europeia.
O casal protagonista é formado por Açucena (Bianca Bin), uma moça criada por lavradores no Nordeste do Brasil, e Jesuíno (Cauã Reymond). Assim como a jovem não sabe que é a princesa de um reino europeu, o rapaz desconhece o fato de ser filho legítimo do cangaceiro mais famoso da região. A história se desenrola de forma leve, romântica e sem perder o ar interiorano.
Cordel Encantado (Foto: Divulgação )
6- Cabocla
A novela de época é ambientada no início do século, que tem como pano de fundo a disputa de terras entre dois coronéis: Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça).
Em paralelo, Zuca (Vanessa Giácomo), a cabocla, e o advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) se apaixonam e dão início a um romance conturbado. A jovem encanta pela simplicidade e inocência de menina do interior, fazendo um contraponto com o amado, que é de uma família rica e que gosta de uma vida de aventuras. Para viver esse amor, eles precisam lutar contra as diferenças sociais, além de enfrentar o descontentamento do ex-noivo de Zuca.
Cabocla (Foto: Divulgação )
7- O Rei do Gado
A história se baseia na rivalidade entre os Berdinazzi e os Mezenga. Ambas as famílias ficaram ricas por causa da criação de gado e plantação de café. E, por causa de uma cerca no limite de suas propriedades, entram numa briga de gerações.
A novela é dividida em duas etapas. A primeira se passa em 1943 e traz como debate a decadência do café e as questões conflituosas da imigração. Na segunda fase, já nos anos 90, apresenta o romance entre Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e Luana (Patrícia Pillar), uma bóia-fria, ambos descendentes de famílias imigrantes italianas. A produção também levanta o debate sobre questões relacionadas aos sem-terra e a luta pela reforma agrária.
Cena marcante protagonizada por Tarcísio Meira e Antônio Fagundes, em 'O Rei do Gado' (Foto: Reprodução/Youtube/TV Globo)
8- Terra Nostra
A trama é baseada na história dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil,entre os séculos XIX e XX. O destaque é para a história de amor de Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), que vieram para o Brasil tentar uma vida melhor e precisaram lutar para ficar juntos.
A novela tem boa parte da trama ambientada em fazendas de café do interior paulista e também fala sobre as dificuldades da imigração, o impacto das diferentes classes sociais, a luta contra doenças comuns da época, como a peste negra.
Terra Nostra (Foto: Divulgação )
9- O Bem Amado
A novela é um clássico das sátiras políticas, ambientada na pequena cidade de Sucupira, no litoral baiano, que gira em torno do prefeito Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo). Primeira novela em cores transmitida no Brasil e enfrentou a Censura Federal, que proibiu o uso da palavra “coronel” , que se referia principalmente ao personagem Zeca Diabo (Lima Duarte).
O Bem Amado (Foto: Divulgação )
10- Gabriela
A obra é baseada na obra de Jorge Amado, e a versão atual tem Juliana Paes no papel consagrado no cinema por Sônia Braga. A história se passa na região cacaueira do sul da Bahia. A típica cidade de interior fica dividida entre a visão moral conservadora dos coronéis e novos pensamentos liberais. Nesse contexto, Gabriela, com sua identidade única, chama a atenção de todos.
Gabriela (Foto: Divulgação )
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!
Source: Rural