Skip to main content

A previsão do tempo para esta sexta-feira (18/2) indica que quase todo país permanece em uma condição muito instável ao longo do dia. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) volta a se organizar sobre o Brasil e suas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte. 

LEIA TAMBÉM: Chuva em Petrópolis: produtores atingidos terão acesso a crédito emergencial

PAISAGEM: Castanheiras e áreas de preservação contornam as lavouras de soja da Fazenda Morada Nova, em Carlinda (MT) (Foto: Rogerio Albuquerque)

 

 

De acordo com a Climatempo, a maioria das áreas do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste passam o dia com nebulosidade e pancadas de chuva frequentes, que podem ser fortes e com raios.

O alerta máximo da Climatempo fica para a divisa oeste do Espírito Santo com Minas Gerais, na região dos Lagos, no centro, norte e serra do Rio de Janeiro, na região do Vale do Rio Doce (MG), Zona da Mata Mineira e Belo Horizonte, onde há perigo de temporais e chuva volumosa.

A nova ZCAS vai manter as condições de chuva e muitas nuvens sobre o estado do Rio de Janeiro até domingo (20/2). Até lá, há risco de chuva forte e volumosa em diversas regiões do estado, incluindo a região de Petrópolis.

saiba mais

Quando começa a fazer frio em 2022? Temperatura deve cair mais cedo este ano

Chuvas no Centro-Sul em janeiro superaram média histórica em 39%, diz USB BB

 

No Sul, as pancadas de chuva ocorrem entre a tarde e a noite, de forma isolada, no centro, sul, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e Paraná. Porém, no oeste dos três estados não há previsão de chuva, e o tempo aberto predomina.

No Nordeste, a tendência é que no final de semana a chuva forte se concentre no interior. "No interior da Bahia, muitas nuvens e chuva em vários momentos com forte intensidade, risco de raios e trovoadas. Apesar do sol, chove forte a partir da tarde, também sobre o sul do Maranhão, Piauí, no sertão da Paraíba e do Pernambuco".

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply