Skip to main content

Após aprovação ontem no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a multinacional norueguesa Yara, líder global em fertilizantes, anunciou a aquisição de uma parcela minoritária de 14% no capital da Orbia, marketplace especializado em agro controlado pela Bayer, que passou a deter 68,8% das ações. A terceira sócia, a Bravium, especializada em programas de pontuação, ficou com 17,2% do capital.

LEIA TAMBÉM: Bunge e Orbia anunciam barter digital visando safra 2021/2022

Yara passou a ser sócia do marketplace Órbia (Foto: Divulgação)

 

As três sócias passam agora a dividir o conselho administrativo. O valor do negócio não foi divulgado. Com 190 mil produtores rurais cadastrados, que representam 72% da área plantada no país, a Orbia conta com 11 players de peso oferecendo seus produtos e serviços, segundo o CEO Ivan Moreno.

Como marketplace de insumos, a Orbia permite que os produtores realizam suas compras completamente online, conectando distribuidores e cooperativas, que montam suas lojas virtuais dentro da plataforma.Também é uma plataforma de fidelidade com um sistema de pontuação que varia conforme os gastos, semelhante ao visto em programas de milhagem de companhias aéreas.

“Depois de acumular os pontos, ele poderá usar esses pontos em compras ligadas aos negócios agrícolas do produtor. Temos mais de 900 prestadores de serviços e mais de 24 mil produtos no nosso catálogo, não só dos acionistas”, resume Moreno.

saiba mais

De marketplace a "agrofintech". Os planos da Agrofy com um novo aporte de US$ 30 milhões no caixa

 

 

De acordo com a Orbia, em 2020, as transações realizadas a partir do marketplace somaram R$ 200 milhões. A expectativa é bater R$ 3 bilhões neste ano, após o volume transacionado praticamente quintuplicar no ano passado. “Já tínhamos a percepção de que as transações online são uma tendência, mas isso foi acelerado por conta da pandemia”, diz Moreno.

A Orbia atua ainda como uma ferramenta digital para a intermediação na hora que os produtores decidem comercializar as suas safras de soja, milho, trigo e café, o que pode se tornar uma fonte de crédito para os próximos ciclos.

“A entrada da Yara na nossa operação reforço de credibilidade que a Yara traz para um modelo de negócios que já está sendo aprovado aqui no Brasil, e até sendo expandido para a América Latina”, afirma o CEO da Orbia. No ano passado, a plataforma passou a contar com estruturas digitais semelhantes na Argentina, México e Colômbia, replicando o mesmo modelo de negócios do Brasil.

Para a Yara, a entrada como sócia representa uma oportunidade para a ampliar a sua presença no ambiente digitial. “Temos uma crença, que já vislumbramos, de ter num curto espaço de tempo 25% das nossas vendas online, o que é bem forte para o agronegócio”, diz Cleiton Vargas, vice-presidente para as Américas de Farming Solutions. “As empresas que terão maior sucesso, na nossa visão, serão aquelas que conseguirem combinar o offline e online, naquela visão de omnichannel”, diz Vargas.
Source: Rural

Leave a Reply