A Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul deve destinar R$ 275,9 milhões aos produtores rurais para minimizar e prevenir efeitos da estiagem que, neste ano, foi uma das mais severas. Segundo nota da pasta, os recursos são provenientes do programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural e preveem principalmente a construção de microaçudes nos municípios gaúchos.
LEIA TAMBÉM: Alta de juros e suspensão do crédito controlado preocupam agronegócio
Lavoura seca no Rio Grande do Sul (Foto: Reuters)
A secretaria acrescentou que tem concentrado esforços para agilizar a tramitação do programa e beneficiar os produtores rurais. O valor é o dobro do que foi investido pelo Estado no setor nos últimos dez anos.
"Temos a certeza de que nossas comunidades rurais conseguirão se preparar melhor para enfrentar novos ciclos de falta de chuva", afirmou, na nota, a secretária da Agricultura, Silvana Covatti. Assim, uma força-tarefa da Secretaria da Agricultura foi criada.
saiba mais
São Paulo institui ação exclusiva para agroecologia
Quebra de safra pressiona a inflação
A medida visa acelerar o processo de assinatura de convênios entre a pasta e municípios para o repasse de recursos que viabilizarão a escavação de 6.025 microaçudes. "Ainda neste mês esses convênios serão assinados, garantindo o repasse do valor correspondente à escavação de, em média, 10 microaçudes por município", disse a pasta.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural