A produção de café na Colômbia, principal fornecedor mundial de grãos de arábica lavados, chegará a 13,2 milhões de sacas de 60 quilos este ano, um aumento de 5% em relação a 2021, disse nesta terça-feira o ministro da Agricultura, Rodolfo Zea.
LEIA TAMBÉM: Brasileira é eleita diretora da Organização Internacional do Café (OIC)
Colheita de café em Pueblorrico, Colômbia (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez )
Embora o ministro não tenha especificado os motivos do aumento, fontes do setor asseguraram que estaria associado a um melhor clima nas regiões produtoras e à normalidade dos embarques para os portos.
A safra de café da Colômbia caiu 9% em 2021, para 12,6 milhões de sacas de 60 quilos, a menor dos últimos sete anos, devido ao aumento das chuvas e bloqueios de estradas em meio a protestos contra o governo, segundo a Federação Nacional dos Cafeicultores.
saiba mais
Exportações de café do Vietnã aumentam 9% em janeiro
Orçamento de 2022 preserva Funcafé, com previsão de mais de R$ 6 bilhões
"Para este ano projetamos que a produção de café será da ordem de 13,2 milhões de sacas, o que nos permite apresentar um crescimento de 5% em relação a 2021", disse Zea em comunicado.
A Colômbia, conhecida por seus cafés suaves e de alta qualidade, tem capacidade para produzir cerca de 14 milhões de sacas anualmente.
O país sul-americano, terceiro maior produtor mundial depois do Brasil e do Vietnã, já cultivou 840 mil hectares com plantações de café e cerca de 500 mil familias dependem dessa atividade econômica.
Source: Rural