Skip to main content

A multinacional Bayer afirmou nesta terça-feira (15/02), que trabalha para minimizar no Brasil o impacto de uma ruptura na fabricação de glifosato, após anunciar na véspera que uma falha mecânica em um fornecedor poderá afetar a oferta de um dos principais herbicidas da agricultura brasileira.

Leia Também: Falha em fornecedor compromete oferta de glifosato, diz Bayer

Bayer (Foto: Reuters)

 

Na ponta produtiva, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) manifestou em nota também nesta terça-feira preocupação do setor sobre o fornecimento do produto e disse que questionou a empresa de agroquímicos e sementes sobre as entregas que poderiam ficar comprometidas por três meses.

"Para o mercado brasileiro, a Bayer está trabalhando para reduzir ao máximo possíveis impactos no fornecimento dos produtos da marca Roundup", disse a empresa em comunicado à Reuters.

O Roundup é importante produto para cultivos transgênicos resistentes ao herbicida, plantados em larga escala no Brasil.

"Reforçamos que continuaremos a trabalhar diligentemente com nossos clientes para atender às suas necessidades e ajudá-los a ter uma temporada de sucesso", acrescentou.

A Bayer não revelou o nome do fornecedor do ingrediente ativo para a fabricação do glifosato que teve problema.

saiba mais

Bancada ambientalista considera ir ao STF contra o PL dos Agrotóxicos

Pulverização aérea de agrotóxicos deve seguir normas e boas práticas

 

A companhia ainda afirmou que o mercado de produtos químicos agrícolas em todo o mundo está vivenciando um cenário desafiador devido à complexidade nos fluxos comerciais globais, à pandemia e a eventos climáticos extremos que continuam a pressionar a oferta de produtos.

Já a Aprosoja-MT disse que, embora reconheça a ocorrência de problemas em processos industriais, "causou perplexidade" o posicionamento inicial da Bayer, dada a importância do tema para a produção de alimentos, além do prazo previsto para solução do impasse, de três meses.

"É preocupante a alegação de situação de força maior como resposta a uma falha mecânica em processo industrial", disse a entidade, lembrando que o judiciário brasileiro não reconhece situações adversas inerentes à atividade fim como argumento válido para a invocação de força maior em relações contratuais.

"A Aprosoja-MT solicitou maiores informações sobre a questão e aguarda posicionamento da empresa."

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply