Skip to main content

​​A cidade de São Roque, em São Paulo, é conhecida por oferecer diversas experiências de enoturismo. Durante a pandemia, as empresas que oferecem visitas, passeios e degustações de vinho foram obrigadas a fechar as portas. Em 2022, no entanto, passado o período de isolamento social mais rígido, as principais vinícolas da cidade retomaram as atividades. Entre a segunda quinzena de janeiro e o penúltimo final de semana de fevereiro, a famosa Vindima volta a acontecer. A Globo Rural acomapanhou excursão mais famosa da região e conta, a seguir, a experiência de conhecer a história e a tradição da colheita e pisa da uva.

Leia Também: Produtores de uva do RS estimam prejuízo milionário por causa de agrotóxico usado na soja

Após a colheita, todas as uvas são utilizadas pela tradicional pisa da uva e viram garrafas de 750ml de vinho. (Foto: Juliana Florido)

 

 

 

A Vindima em São Roque é apenas uma entre as muitas celebrações da colheita que acontecem pelo Brasil. Registros mostram que a cidade celebra as tradições da uva há 74 anos, quando os paulistanos percorriam 70 km pela estrada de ferro de Sorocaba para comparecer aos festejos da cidade.

A festa da pisa da uva, que se tornou uma grande atração turística na rota dos vinhos de São Roque, é realizada aos finais de semana, do fim de janeiro até fevereiro, período no qual os parreirais ficam carregados de uvas docinhas. Em 2022, a Vinícola Góes e o restaurante Quinta do Olivardo retornaram com a 10ª edição presencial do passeio.

Os pacotes de passeio são vendidos por ambas as empresas e oferecem uma excursão de até 5 horas, com comida, vinho, colheita e pisa da uva. Além da Vindima, durante todo o ano também acontecem diferentes passeios e experiências pelo circuito do vinho — programa perfeito para o final de semana.

Como funciona a Vindima

 

 

O passeio é como uma viagem no tempo. Seguindo os protocolos de segurança, máscara e lenços antissépticos são entregues no check-in do passeio. Um chapéu igual ao que os trabalhadores utilizavam na colheita para se proteger do sol e capas de chuva para eventuais mudanças no tempo também são distribuídos.

Na Vinícola Góes, em todos os turnos, há presença de diversas gerações da família, como os enólogos Fábio Góes e João Góes, que explicam o processo de produção do vinho, as máquinas que são utilizadas e as particularidades de cada tipo de uva.

As novas gerações da família Góes participam do evento: os enólogos Fábio Góes e João Góes. (Foto: Juliana Florido)

 

Durante a visita, eles destacam também a evolução e modernização da vinícola e a persistência do vínculo familiar em toda a produção dos vinhos. Nesse dia, Flávio Góes acompanhou todo o trajeto, tirando as dúvidas dos visitantes durante as 5 horas de duração do evento.

“A Vindima finalmente está de volta, criada para se conectar com tradições e fidelizar o cliente. Esperamos 2.400 pessoas até o final de fevereiro”, contou na apresentação da história da empresa.

A história da marca de vinho começou com o casal de imigrantes, Benedito Moraes de Góes e Maria das Dores Lima de Góes, que em 1910 se estabeleceram em terras no bairro de Canguera, São Roque. A família vivia da produção de alimentos que eram levados para vender em lugares como o Mercadão de São Paulo. Foi apenas em 1938 que os vinhos passaram a ser comercializados pela família.

Durante o passeio é realizada a colheita da uva para a famosa pisa. (Foto: Juliana Florido)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A marca cresceu ao longo dos anos e dividiu-se em São Roque por três pedaços de terra, a Vinícola, a Fazenda e a Quinta de Góes. A Vindima é um dos únicos passeios que permite a visita à Fazenda, onde acontece toda a colheita e a produção do vinho. Acompanhados por Flávio, todos realizam o trajeto de trator, cantando músicas típicas portuguesas e recebendo informações dos guias.

Em seguida, os turistas recebem cestas e tesouras para participar da colheita da uva niagara branca, plantada em 2013. Após a colheita, todas as uvas são usadas na tradicional pisa. O processo de esmagar as uvas com os pés é, não só uma tradição, como também o primeiro método inventado pelo ser humano que esmaga a fruta sem danificar as sementes. As sementes são importantes na produção do vinho, pois é nelas que grande parte dos taninos se encontram. Ou seja, as sementes tornam o vinho mais macio, complexo e aromático.

Pisa da uva é feita como antigamente (Foto: Juliana Florido)

 

Para participar da pisa, o primeiro passo é banhar os pés em uma solução desinfetante e depois, respeitando o distanciamento, todos seguem em fila para entrar na grande bacia de madeira cheia de uvas. Todo processo é feito com muita animação e música portuguesa, assim como antigamente. 

As frutas amassadas na pisa se tornam garrafas de 750 ml de vinho que serão retiradas, na Vinícola em outubro, por cada um dos participantes.

Está incluso música típica ao vivo, a degustação de diversos produtos da marca e um belo almoço português. (Foto: Juliana Florido)

 

 

Música típica ao vivo, degustação de diversos produtos da marca e um belo almoço português, com buffet de saladas, opções vegetarianas, bacalhau na grelha e sobremesas também estão incluídos no ingresso do passeio.

A Vindima da Vinícola Góes acontece aos finais de semana até o final de fevereiro, em três horários diferentes. A entrada pode ser adquirida no site Wine Locals e custa R$ 375 por adulto. Crianças de 5 a 12 anos pagam meia.

Quinta do Olivardo

Outra empresa que oferece anualmente a celebração da Vindima é o restaurante Quinta do Olivardo. Localizado no km 4 da Estrada do Vinho, o local é famoso por fazer diversos pratos típicos portugueses, como o bacalhau e o pastel de belém. O espaço conta com diversos parreirais, onde acontece a colheita da uva pelos visitantes.

A edição do passeio, em 2022, aconteceu nos dias 15, 22, 29 de janeiro e 5 de fevereiro, das 10h às 16h. O evento contou com chapéu tradicional para a colheita da uva, a pisa, músicas típicas e atividades especiais para crianças. Para saber mais informações sobre futuros eventos na Quinta do Olivardo, acesse o site e redes sociais do restaurante.

O restaurante Quinta do Olivardo é localizado no km 4 da Estrada do Vinho e oferece todo ano a celebração da Vindima. (Foto: Reprodução: Quinta do Olivardo)

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply