Skip to main content

A previsão é de poucas chuvas sobre as regiões produtoras do Sul do Brasil, mantendo a tendência de prejuízos na safra no local. Nesta terça-feira (15/2), o ar deve se manter extremamente seco, com umidade relativa do ar entre 20% e 30% no interior do Rio Grande do Sul, centro, sul e oeste de Santa Catarina, sul e oeste do Paraná e oeste e sul do Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM: O que explica chuvas e seca atípicos no Brasil? Agrometeorologista responde

Há alguns registros de precipitações isoladas em algumas áreas do Paraná, Santa Catarina, leste e norte do Rio Grande do Sul, mas são chuvas extremamente pontuais e fracas. "Esse clima ainda mantém condições aquém do ideal para o desenvolvimento das lavouras. A tendência é de elevar os percentuais de quebra da soja no Rio Grande do Sul", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Atuação do fenômeno La Niña segue sobrecarregando a faixa central com chuvas e mantém o tempo seco no Sul (Foto: Getty Images)

 

 

No restante do país, as temperaturas seguem altas e o tempo instável, já que os corredores de umidade ainda se mantém sobre as regiões central e Norte. De acordo com a Rural Clima, o fato de estar chovendo diariamente em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), mantém uma condição desfavorável à colheita, e muitos produtores não têm conseguido ir à campo.

saiba mais

Ministério estima Valor Bruto da Produção Agropecuária de 2022 de R$ 1,2 tri

Puxado por hortaliças, índice de preços da Ceagesp sobe 2,72% em janeiro

 

Santos afirma que a La Niña ainda está ativa, influenciando o clima. Com isso, ainda há uma tendência que as chuvas fiquem voltadas ao centro-norte. "Tanto fevereiro quanto março serão marcados por chuvas muito concentradas na faixa central e norte, inviabilizando a colheita da soja, porém mantendo uma condição excepcional para as lavouras de milho, café, cana-de-açúcar".

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply