Skip to main content

A frente fria que passou no final de semana pelo Sul causou poucas chuvas nos últimos três dias. De acordo com a Rural Clima, a tendência ainda é de quebras para as lavouras de soja, visto que as chuvas não ocorrem de fato.

LEIA TAMBÉM: AgRural estima que 24% da área de soja já foi colhida no Brasil

Região Sul seguirá com baixos volumes de chuva durante a semana (Foto: Getty Images)

 

As chuvas mais generalizadas devem ocorrer somente a partir de domingo (20/2), de fraca intensidade e pontuais. "Dificilmente, os níveis dos mananciais se elevarão, além de melhorar a condição dos desenvolvimentos das lavouras de soja que já estão com quebras gigantescas, e também ao milho safrinha".

Para Minas Gerais e Rio de Janeiro e Espírito Santo, a semana será chuvosa. "Não há previsão de invernada, mas haverá chuva todo dia", diz Santos. Enquanto isso, São Paulo começa a semana com tempo aberto, mas a partir de terça-feira (15/2), chuvas mais volumosas poderão ser vistas no estado paulista.

No Centro-Oeste, o tempo não muda: previsão de chuvas diárias sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. A região mais sul do Mato Grosso, extremo sul de Goiás e extremo norte do Mato Grosso do Sul até devem ter dias mais abertos, mas a tendência é de chuva frequente. "O grande problema do Mato Grosso é no Sudeste e Leste, porque as maiores chuvas serão por lá, e vão atrapalhar a colheita", alerta.

saiba mais

Emater revisa safras do RS e vê queda de 43,8% na soja e 55% no milho

Adiantada, colheita de soja atinge 25,6% da área no Brasil, diz Safras & Mercado

 

Os produtores do Nordeste devem manter a atenção para suas colheitas e trabalhos de campo nesta semana. Apesar do tempo aberto predominar, com chuvas na forma de pancadas nesta segunda-feira (14/2), a partir de quarta-feira (16/2), um sistema deve ganhar forças e então levar chuvas diárias e contínuas sobre as regiões produtoras da Bahia, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará, o que deve atrapalhar os tratos culturais.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply