Skip to main content

Apesar do retorno das chuvas, a terceira revisão da safra de laranja 2021/22 divulgada nesta quinta (10/2) pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) mantém a queda de 30 milhões de caixas projetada em dezembro, na comparação com a expectativa de maio de 2021. O esperado é uma colheita de 264,14 milhões de caixas no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo-Sudoeste Mineiro, uma redução de 10,21% em relação à projeção de maio. Na comparação com a safra 2020/21, quando foram colhidas 286,7 milhões de caixas de 40 kg, o tombo é de 7,8%.

LEIA TAMBÉM: Laranja: levantamento do Fundecitrus mostra diminuição do cancro cítrico em 2021

laranja_colheita (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Há dois anos, a cultura é impactada por condições climáticas adversas. O Fundecitrus atribui a seca atípica e as temperaturas mais amenas observadas nesta safra aos efeitos do fenômeno La Niña, que deve prosseguir até maio.

“A paisagem árida dos pomares começou a mudar com o retorno das chuvas em outubro do ano passado, mas o volume acumulado desde o início da safra ainda está abaixo da média histórica no cinturão, impactando o tamanho das laranjas e a queda de frutos”, disse em nota o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin.

Ainda não muda também a expectativa de redução do tamanho dos frutos prevista em 142,2 gramas (287 laranjas por caixa), valor atípico e aproximadamente 16% menor do que o das últimas cinco safras (média de 169 gramas). Os frutos colhidos até janeiro estão ligeiramente menores que o projetado, mas espera-se que, por conta das chuvas previstas para fevereiro e março, as laranjas colhidas nestes dois meses sejam um pouco maiores. O índice projetado de taxa de queda de frutos prematuros também permanece em 20,9%.

saiba mais

Pagamentos de seguros para plantações disparam com secas e inundações causadas por mudanças climáticas

 

As informações da pesquisa são colhidas por monitoramento em 1.200 talhões. O tamanho dos frutos é avaliado por informações recebidas das indústrias de suco de laranja associadas ao Fundecitrus (Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus)

Os dados serão atualizados no encerramento da safra, em 11 de abril de 2022.

Estados Unidos

O clima também deve prejudicar a safra norte-americana. A estimativa da safra da Flórida (o maior produtor) 2021/22, divulgada em 12 de janeiro pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), é de 44,5 milhões de caixas, uma queda de 39%. Se for confirmada, será o menor volume produzido desde a identificação do greening no estado, em 2005, com exceção da safra 2017/18, que foi afetada pelo furacão Irma e terminou em 45 milhões de caixas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply