Skip to main content

O tempo segue aberto e sem previsões de chuva no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Entre sábado (12/2) e domingo (13/2), há possibilidades de pancadas de chuva ocorram sobre a região sul e leste do estado gaúcho. Já a partir de terça-feira (15/2), as áreas de instabilidade ganham força e os estados sulistas terão o retorno das chuvas, informa a Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Conab corta previsão para a soja em 15 milhões de toneladas e reduz estimativa para safra de grãos

Região Sul segue com volumes baíxissimos e irregulares no final de semana (Foto: José Medeiros/Ed.Globo)

 

"As chuvas previstas para a próxima semana serão de fraca intensidade e irregulares. Melhora um pouco as condições das lavouras de segunda safra, mas ainda muito aquém para que os solos recuperem seus níveis de umidade e mantenham boas condições", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Após uma semana de tempo aberto nas regiões produtoras do Sudeste, que favoreceu a colheita da soja, o plantio das lavouras de segunda safra e os tratos culturais nas lavouras de café, cana-de-açúcar, laranja e outras culturas, a tendência é que entre sábado (12/2) e domingo (13/2), as chuvas retornem à São Paulo e Minas Gerais, mantendo condições ruins para o andamento da colheita de soja.

No Centro-Oeste, há previsões de chuva para todos os dias, tanto em forma de pancada quanto de invernada. Pela irregularidade, existem áreas que não estão recebendo volumes de chuva, o que preocupa os produtores. Porém, a tendência é que, com a chegada de uma nova frente fria, a semana que vem tenha chuvas em praticamente todo o Centro-Oeste brasileiro, "o que vai favorecer o desenvolvimento de segunda safra, como milho e algodão, mas poderá atrapalhar o pleno andamento da colheita da soja e plantio das lavouras de milho".

saiba mais

Safra 2022 deve crescer 7,4% ante 2021 e atingir 271,9 milhões de t, diz IBGE

 

As chuvas seguem constantes e diárias no Nordeste. Apesar desta sexta-feira (11/2) estar com tempo aberto em algumas regiões, o predomínio volta a ser de chuvas no sábado. Assim como já vem ocorrendo, a tendência para a segunda quinzena de fevereiro na Bahia, Tocantins, Maranhão Piauí e Pará é de muita chuva. "Dificilmente ocorrerá invernadas longas de três, quatro dias. A tendência é de um ou até dois dias de tempo extremamente fechado, e isso vai atrapalhar o andamento da colheita da soja e os tratos culturais", finaliza Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply