Skip to main content

Poucos meses após um caso de abandono e maus tratos com mais de mil búfalas, em Brotas (SP), chocar o país, a Polícia Ambiental do Estado flagrou, a partir de denúncia anônima, um rebanho de 302 bezerros, em sua maioria machos, em condições semelhantes, em uma fazenda em Cunha, também no interior paulista.

Animais encontrado pela Polícia Militar Ambiental, em Cunha (SP) apresentavam sinais de fraqueza e mal conseguiam levantar (Foto: Divulgação/PM-SP)

 

Segundo os policiais que a atenderam à ocorrência, os animais foram encontrados sem alimento, sem água e com sinais de desnutrição. “Dava pra ver pelo porte dos animais, bem magros, e pelo local, totalmente cheio de lama, que não tinha alimentação suficiente”, relata o Cabo da Polícia Militar, Rodrigo Nunes, ao destacar que os bezerros também eram mantidos expostos ao sol e à chuva “Não tinham forças nem para levantar, tudo devido à falta de nutrição”, completa Nunes.

saiba mais

Brasileiros estão mais preocupados com bem-estar animal, indica pesquisa

 

O proprietário da fazenda e do rebanho foi identificado e autuado por crime ambiental. A multa aplicada, de R$ 906 mil, foi estipulada por animal encontrado em situação de abandono. Os bezerros foram apreendidos e removidos para uma área da prefeitura, onde estão recebendo cuidados de força tarefa montada para resgatar os animais.

Organizações não-governamentais estão auxiliando no trato dos animais. Uma delas é a Arca da Fé, que também atuou no resgate das búfalas de Brotas e de animais atingidos pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG).

saiba mais

Búfalas de Brotas: veterinária que fez a necropsia dos animais explica riscos ambientais e sanitários

 

“A primeira etapa do nosso trabalho foi andar na propriedade para ver se tinha outros animais que a perícia não tivesse identificado. Feita a perícia, começamos a ajudar na remoção dos animais, fizemos todo o transporte deles junto com  outras equipes e trouxemos para esse novo local, em um recinto de exposições de Cunha onde a gente está, agora, fazendo um trabalho de reestruturação para melhorar a comodidade desses animais”, conta a presidente da ONG, Vanessa Araújo. 

saiba mais

Governo autoriza abate de vacas prenhas em protocolo de bem-estar animal

 

Segundo ela, também foram encontrados bezerros mortos, um deles próximo a uma mina d’água. “Pelas condições que os animais formam encontrados, o cenário pra gente é o mesmo [de Brotas]. Até se comprar o caso de Brotas com Cunha, em Brotas eram 1.056 búfalas e muitas delas prenhas. Agora a gente tem um número reduzido e o número de animais mortos não chega nem perto da situação de Brotas, mas não deixa de ser um cenário de horror pra gente”, lamenta a ativista.

No caso de Brotas, a perícia concluiu que os animais encontrados mortos foram vítimas de inanição e apontou crimes contra a saúde pública devido à presença de valas clandestinas, uma delas encontrada a 249,5 metros de uma nascente. O proprietário da fazenda foi preso no último 30 de janeiro após 39 dias foragido. Ele estava vivendo em São Vicente, cidade do litoral Sul de São Paulo.
Source: Rural

Leave a Reply