Skip to main content

O rebanho bovino de Mato Grosso cresceu 1,624 milhão de cabeças em 2021, somando agora 32,788 milhões de cabeças, informou em nota o governo estadual. Segundo dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o rebanho cresceu 5,2%, de novembro de 2020 a novembro de 2021, e em praticamente todas as regionais do Estado, com exceção de Barra do Garças, onde houve recuo de 0,6%.

LEIA TAMBÉM: Carne bovina: exportação do Brasil para EUA, Egito e Rússia dispara

Na foto, um rebanho de gado criado no Brasil (Foto: Divulgação)

 

"Ficaram com crescimento acima da média estadual as Regionais de Cáceres, Alta Floresta, Barra do Bugres, São Felix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Juína, sendo esta última com maior incremento (10,4%)", diz a nota da pasta.

Conforme o fiscal do Indea João Marcelo Néspoli, uma das explicações para o crescimento do rebanho mato-grossense é a retenção de matrizes para produção de bezerros – tendo em vista os altos preços pagos pelo gado de reposição nos últimos meses.

saiba mais

EUA lançam ferramenta para criador denunciar práticas anticompetitivas

Exportação de carne bovina do Brasil salta em janeiro com retomada efetiva da China

 

 

"Nos anos de 2020 e 2021, houve redução expressiva na quantidade de fêmeas abatidas, um montante de 713.757 cabeças, quando se comparam 2019 com 2021", explicou João Marcelo.

Outra hipótese é a desaceleração do abate por causa do fechamento de mercado internacional, pois geralmente as situações de insegurança no mercado podem gerar maior retenção. Os abates foram restabelecidos em novembro e dezembro de 2021.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply