Skip to main content

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança, nesta terça-feira (8/2) o lançamento de cinco novas ferramentas tecnológicas que prometem ajudar o produtor no plantio de soja e feijão. A ação faz parte da programação do 2° dia do Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR).

LEIA TAMBÉM: Show Rural Coopavel realiza 34ª edição, em Cascavel (PR)

Devido à pandemia de Covid-19, a feira não ocorreu presencialmente em 2021 e, neste ano, de forma a zelar pela segurança dos visitantes e expositores, o evento será menor; a expectativa é de se receber em torno de 12 mil pessoas por dia (Foto: Myckael Allan e Cacá Cruz/Show Rural)

 

Sobre a soja, o órgão desenvolveu duas espécies de cultivares com a promessa de maior resistência a agentes externos e produtividade. Todas permitem a semeadura antecipada, podendo ser utilizadas em sistemas de sucessão e rotação de culturas. Enquanto a BRS 546 apresenta resistência às principais doenças da soja, sobretudo aos nematoides de galhas, a BRS 559RR, por sua vez, pode ser usada como refúgio em áreas de soja Intacta e possui ampla janela de semeadura, trazendo maior flexibilidade ao planejamento dos produtores.

No feijão, a cultivar BRS FC310 foi desenvolvida a partir do feijão comum com grãos do tipo carioca e apresenta ciclo semiprecoce (75-84 dias) e resistência moderada a bacterioses; com potencial de produtividade de 3500 kg/ha. De acordo com a Embrapa, é recomendada para o cultivo na safra e safrinha de 19 estados brasileiros, em especial, da região Centro-sul do Brasil. Já a BRS FS311 segunda tem origem no feijoeiro-comum com o grupo rajado e tem demonstrado alto potencial produtivo e grãos graúdos em ciclo semiprecoce; com produção estimada em 3493 kg/ha, ela é indicada para semeadura em 11 estados.

saiba mais

Trator movido a biometano chega ao mercado brasileiro

Consumidor quer mais do que comida gostosa e saudável. Quer saber de onde vem e como foi produzida

 

A Embrapa lançará o curso "Introdução às estratégias de produção de materiais de plantio de mandioca", em formato de ensino à distância (EAD). Nele, serão abordados temas como alternativas técnicas de multiplicação de material de plantio, sanidade e manejo agronômico na cultura e estruturação e registros da Rede Reniva. O acesso ao material é livre e poderá ser encontrado na na plataforma de cursos à distância da Embrapa (e-Campo).

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 
Source: Rural

Leave a Reply