Skip to main content

A semana começa com tempo aberto e sem nenhuma previsão de chuva nas regiões produtoras dos estados do Sul, além do sul do Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina. Somente na quinta-feira (10/2), algumas chuvas – de baixa intensidade, podem ocorrer sobre a faixa leste de Santa Catarina, extremo nordeste do Rio Grande do Sul e na divisa do Paraná e São Paulo.

LEIA TAMBÉM: Chuvas prejudicam colheita da soja que atinge 16% da área

Semana será chuvosa no Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. No Sul, tempo segue seco (Foto: CCommons/Pexels)

 

"As chuvas que caíram nos últimos dias foram extremamente pontuais. A situação no Rio Grande do Sul só se agrava e o estado terá fortes quebras na produção de soja, uma vez que não há mais previsões de chuvas", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

No Sudeste, a previsão é de chuva para boa parte das regiões produtoras dos quatro estados, sendo que na metade norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul do cerrado mineiro e sudoeste de Minas Gerais deverão receber altos volumes entre segunda-feira (7/2) e terça-feira (8/2), com possibilidades de alagamentos. "A semana continua sendo marcada por chuvas contínuas e mantém condições de alerta, tratos culturais, colheita e plantio".

No Centro-Oeste, a semana será marcada por muita chuva. Com a ausência de chuva no Sul, os corredores e mantém na faixa centro-norte do país e causa chuvas diárias em suas regiões produtoras. "Isso é normal para essa época do ano, fevereiro é o mês que mais chove no Cerrado". O agrometeorologista aconselha os produtores a tomarem cuidado no planejamento para as dessecações da soja e os eventuais plantios. "Aproveitem períodos de sol para colher a soja, mas é fato que a condição de chuva vai trazer uma maior quantidade de grãos avariados".

saiba mais

Plantio de soja está quase concluído no RS; colheita de milho verão chega a 42%

 

Em toda região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e Pará, a chuva se mantém diária sobre as regiões produtoras, horas em forma de pancadas, horas na forma de invernada. A tendência é que Pará, Tocantins e Maranhão recebam mais chuvas do que o oeste da Bahia e o sul do Piauí. "A partir de quinta-feira (10/2), o tempo fecha de vez e a tendência é de chuvas irregulares sobre toda a região", alerta Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply