Skip to main content

Leitão pururuca a Chapecó é um prato que exige carne de porco macia, muito tempero e paciência do cozinheiro. O leitãozinho, que nesta receita tem 18 quilos, repousa 24 horas na salmoura com tempero de salsa, cebola, alho e suco de limão à vontade. Só depois dá entrada no forno. Quanto mais limão você usa, mais pururuca se torna o leitão, além de ajudar a retirar a gordura.

LEIA TAMBÉM: Como fazer costelinha de porco com molho barbecue

Para assar um animal deste tamanho, ideal para 10 pessoas, são gastas entre três horas e meia e quatro horas de forno. O segredo é controlar a temperatura a cada passo. Para acompanhar, a sugestão é servir com arroz, salada de tomate e rúcula, mais farofa.

Esta receita, original do mestre Antonio Folle, foi publicada no site da Globo Rural em 2010, mas merece — e muito — ser relembrada. Veja, a seguir, como fazer o Leitãozinho pururuca à Chapecó. 

  

Leitão pururuca a Chapecó (Foto: Ernesto de Souza)

 

 

Ingredientes

– Salsa à vontade
– 2 cebolas-de-cabeça
– 2 cabeças grandes de alho
– Bastante suco de limão
– Muito sal

 

Como fazer

Desossar o leitão e mergulhá-lo na salmoura durante 24 horas. No caso do leitão de 18 quilos, o ideal é mantê-lo no forno por um tempo que varia de três horas e meia a quatro horas. Feito artesanalmente, é fundamental que o leitão a Chapecó seja assado sob acompanhamento vigilante e constante.
Source: Rural

Leave a Reply