Skip to main content

Confira os destaques desta sexta-feira (04/2)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

PEC de impostos

O deputado Christino Áureo (PP-RJ) apresentou, nesta quinta-feira (3/2), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite reduzir ou zerar imposto sobre combustíveis e gás em 2022 e 2023, sem compensação fiscal. O texto da PEC, contudo, fala em "combustíveis" e não especifica apenas o diesel. "O aumento dos preços de alimentos e itens básicos, resultando em inflação e ainda mais desigualdade social, é um dos efeitos diretos do alto preço dos combustíveis", justificou Áureo, ao apresentar a proposta.

Alta dos preços dos combustíveis tem efeito sobre a inflação, lembrou deputado, ao apresentar projeto (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

Chuvas

 

 

 

A frente fria que avança desde quinta-feira (3/2) sobre o Sul já levou chuva a algumas áreas de todos os estados da região. "Consequentemente, essas chuvas irregulares poderão agravar as perdas, principalmente no caso da soja e do arroz. As condições são bastante preocupantes para o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná", alerta Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

As chuva até caem sobre o Sul, porém ainda na forma de pancadas, insuficientes para amenizar as perdas nas lavouras (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Trator de biometano

A New Holland lança no Brasil o primeiro trator movido a biometano, com a promessa de reduzir em até 80% as emissões de gases e rodar com o mesmo desempenho, durabilidade e manutenção do equipamento movido a diesel. Diferentemente do protótipo, que adaptava um motor a diesel e começou a ser testado no país em 2017, T6 Methane Power, de 180 cavalos, tem motor 100% movido a biometano, combustível gerado pelo refinamento do biogás, uma tecnologia que avança como alternativa limpa ao diesel.

empresas-newholand-trator-biometano (Foto: Divulgação/New Holland)

Trigo

A China agora permitirá a importação de trigo e cevada de todas as regiões da Rússia, revertendo decisão que permitia compras apenas de províncias específicas, disse o órgão estatal agrícola russo nesta sexta-feira (04/02). No próximo ano, os dois países planejam chegar a um acordo que permitirá à Rússia exportar ervilhas para a China, informou em comunicado.

Campo de cevada (Foto: REUTERS/Pascal Rossignol)

Hershey

A fabricante norte-americana de chocolate Hershey disse que está ficando sem doces para o Dia dos Namorados deste ano (14 de fevereiro, nos EUA), por conta da falta de mão de obra e capacidade limitada da fábrica. Segundo analistas, grandes marcas correm o risco de perder participação de mercado no longo prazo se não conseguirem acompanhar a demanda. Mas a Hershey garante que espera manter sua participação este ano, já que todos no setor estão ficando sem estoque.

hershey-chocolate (Foto: Flickr)

Frango

As importações chinesas de carne de frango devem somar 800 mil toneladas em 2022, um aumento de 2% ante 2021, de acordo com relatório do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em Pequim. A produção de carne de frango na China deve diminuir 3% em 2022, para 14,3 milhões de toneladas, disse o adido.

Com diminuição da produção nacional, a China deve importar mais frango neste ano (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Ferramenta para criadores

Os Departamentos de Agricultura (USDA) e de Justiça dos Estados Unidos lançaram nesta quinta-feira (3) uma ferramenta online para que criadores denunciem, de forma anônima, práticas injustas e anticompetitivas no setor de animais de produção. O governo do presidente Joe Biden vem criticando fortemente a indústria de carnes dos EUA, alegando que o setor é controlado por um pequeno número de empresas e que a falta de concorrência prejudica consumidores, produtores e a economia.

A ferramenta poderá ser utilizada para denunciar casos envolvendo bovinos, suínos e aves (Foto: REUTERS/Pilar Olivares)

 

Venda de fábrica de fertilizantes

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pré-candidata ao Senado, informou durante evento em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, que a Petrobras fechou com o grupo russo Acron a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), localizada na cidade.A estatal colocou a unidade à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes. A empresa russa manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia.

Petrobrás assinou acordo para vender fábrica de fertilizantes para empresa russa (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply