Skip to main content

O plantio de soja 2021/22 atingiu 99% das áreas no Rio Grande do Sul, avanço de 1 ponto percentual na semana, enquanto a colheita de milho primeira safra chegou a 42%, disse nesta quinta-feira a empresa de assistência técnica e extensão rural Emater-RS.

A semeadura está atrasada em relação a anos anteriores, em que os trabalhos já estariam concluídos nesta época. O Estado já registra graves perdas em função da seca causada pelo fenômeno climático La Niña.

LEIA TAMBÉM: Embarque de soja do Brasil pode ser recorde neste mês após janeiro abaixo do esperado

Lavouras de soja do sul do Brasil foram danificadas pela seca, levando a revisões das estimativas de safra de soja (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

"A semana foi caracterizada pela presença de baixos acumulados de chuva em todas as regiões do Estado", afirmou a empresa ligada ao governo gaúcho.

As lavouras, no entanto, foram favorecidas pela redução das altas temperaturas, acrescentou.

Para o milho verão, houve avanço de 8 pontos percentuais na colheita, com trabalhos adiantados em relação aos 35% vistos no mesmo período do ciclo anterior e os 29% da média histórica para esta época.

Ao mesmo tempo, o plantio do cereal ainda está em 98%, avanço de 1 ponto na semana, ante 99% um ano antes e média histórica de 100%.

saiba mais

Portaria estabelece vazio sanitário da soja para 20 Estados e o DF

 

"Chuvas ocorridas entre 24 e 30/01 permitiram a retomada da semeadura, especialmente em sucessão às lavouras de fumo ou em plantio escalonado, prática tradicional mais ao Sul do Estado", disse a Emater.

A reposição parcial de umidade nos solos em regiões de milho beneficiou igualmente as lavouras em estágios de desenvolvimento vegetativo, florescimento e enchimento de grãos, que totalizam 37% da área cultivada.

"A colheita evoluiu para 42% das lavouras, consolidando perdas ocasionadas pela estiagem ao longo do ciclo do cereal."
Source: Rural

Leave a Reply