Skip to main content

A colheita de soja da safra 2021/22 atingia 11% da área plantada no Paraná até a segunda-feira, 31, conforme relatório do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado, divulgado na manhã desta terça-feira, (01/02). A retirada da oleaginosa avançou 3 pontos porcentuais na semana e está 11 pontos porcentuais adiantada em relação a igual período do ano anterior.

Leia Também: Céleres corta estimativa para soja do Brasil em quase 10 mi toneladas

Trabalhador inspeciona grãos de soja em fazenda de Campos Lindos, Tocantins (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

Das lavouras ainda no campo, o porcentual de plantações em boa situação se manteve em 36%; a área em condição média também ficou estável em 33%, e em situação ruim continuou em 31%. Das lavouras da oleaginosa no Paraná, 58% estão em frutificação, 32% em maturação; 8% em floração e 2% em desenvolvimento vegetativo.

Em relação ao milho verão, a colheita avançou 6 pontos porcentuais na semana e alcançou 14% da área. A retirada do cereal está 12 pontos porcentuais adiantada em relação a igual período do ano anterior. As áreas em condições boas representam agora 39% do total, ante 38% há uma semana; em situação média, são 37% atualmente, ante 38% do período anterior; e em condição ruim, 24%, estável ante à semana anterior.

saiba mais

Preço da soja sobe, sustentado pelas perdas com clima na América do Sul

 

O Deral informou, também, que 44% das plantações de milho se encontram na fase de frutificação, 50% em maturação, 5% em floração e 1% em desenvolvimento vegetativo.

Quanto ao plantio de milho de segunda safra, chamada de safrinha, ou de inverno, 10% da área prevista foi semeada até o dia 31, avanço de 5 pontos porcentuais na semana e de 9 pontos porcentuais em relação a igual período do ano anterior. As plantações encontram-se 85% em boa condição, enquanto na semana passada estava em 87%, e 15% em condição média ante 13% há uma semana. Do total, 59% encontram-se em germinação e 41%, em desenvolvimento vegetativo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply