Skip to main content

A tendência é de queda dos preços pagos aos produtores de leite, segundo análise mensal do produto publicada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Na média das dez principais regiões produtoras, os preços praticados em dezembro eram cerca de 7,2% menores em relação ao mesmo período de 2020, com queda mais relevante para os estados do Sul do País.

LEIA TAMBÉM: Preço do leite ao produtor recua ao menor patamar desde março de 2021

Custos de produção tem registrado sucessivas altas enquanto tendência é de queda nos preços (Foto: Valdemir Cunha/Ed. Globo)

 

"O movimento teve início no último trimestre do ano, uma vez que, com a maior disponibilidade de alimento para o gado, percebe-se o aumento da produção de leite, o que reflete no preço pago aos produtores", disse a estatal.

Apesar do aumento na produção de leite nos últimos meses, no acumulado de 2021 o volume adquirido do produto é 1,2% inferior ao registrado em 2020. Segundo a Conab, essa queda é reflexo dos altos preços de insumos, combustíveis e energia. A tendência é que o cenário de custos elevados seja mantido no médio prazo.

saiba mais

Setor de leite deve ter cautela em 2022, avalia Embrapa

Procura por marcas de laticínios menores favorece fusões e aquisições em 2022

 

A estatal cita dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea -Esalq/USP) que mostram que, até novembro, os custos acumulados em 2021 com adubos e corretivos ultrapassavam aumentos de 70%, enquanto as cotações dos suplementos minerais acumulavam alta de 28%.

"Com a valorização do dólar, os preços elevados do petróleo e a forte demanda por insumos para a safra 2021/22, os custos de produção têm registrado altas sucessivas e pouco espaço para repasse desses custos diante de um mercado interno enfraquecido. Logo, a queda na produção anual já é sentida no país como um todo", ressalta o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sergio De Zen.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply