Skip to main content

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria de carne de frango do país, avaliou, nesta segunda-feira (31/1), que a suspensão das exportações de dois frigoríficos por parte do governo da China não deve ter impacto significativo nos embarques do produto para o país asiático. Em nota, a entidade destaca que, atualmente, há 43 plantas frigoríficas habilitada a exportar para o mercado chinês.

LEIA TAMBÉM: ABPA refuta decisão da África do Sul de impor tarifas antidumping sobre produtos

Dois frigoríficos brasileiros tiveram as exportações de carne suspensas pela China (Foto: Globo Rural)

 

A China é o principal comprador mundial de frango brasileiro. No ano passado, os chineses compraram 639,492 mil toneladas do produto, com uma receita de US$ 1,27 bilhão. No total, as exportações totais de frango do Brasil foram de 4,46 milhões de toneladas, com um faturamento total de US$ 7,89 bilhões em 2021.

"No quadro geral, não são esperados impactos significativos para as exportações brasileiras de carne de frango, que contam, atualmente, com 43 plantas habilitadas para exportar carne de frango para o país asiático", diz a nota.

saiba mais

Exportação de ovos férteis cresce 60,9% em 2021, aponta ABPA

Exportações de carne de frango subiram 9% em 2021 e bateram recorde

 

No domingo (30/1), a  Administração Geral de Alfândegas da China anunciou a suspensão das importações de carne de frango de dois frigoríficos brasileiros. A medida atinge a São Salvador Alimentos, dona da marca Super Frango, em Itaberaí (GO), e a Bello Alimentos, da marca Frango Bello, em Itaquiraí (MS). Os motivos da suspensão não foram informados.

No comunicado, a ABPA confirma ter recebido a notícia da suspensão e informa que está apoiando o governo brasileiro e as empresas na tentativa de restabelecer os embarques. "A entidade reafirma os altos padrões de qualidade e sanitários estabelecidos por suas associadas, assim como no sistema de controle sanitário brasileiro", diz a nota.
Source: Rural

Leave a Reply