Skip to main content

Ornamentação é a finalidade mais conhecida para o cultivo de avenca. No solo, em vaso ou como planta de corte, para composição de arranjos e coroas, embeleza jardins, varandas e diversos ambientes internos, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais. Para o segmento de decoração, as vendas da cultura são em diferentes tamanhos ou estágios de desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM: Como fazer horta em casa? Veja dicas do que plantar

Avenca pode ser plantada até em vasos (Foto: Getty Images)

 

Pouco difundido, no entanto, é o chá feito com as folhas da planta, que, tal qual diversas ervas medicinais existentes no país, tem uso popular como diurético, expectorante, laxante e medicamento para combater inflamações, acrescentando mais uma função atraente para o comércio da cultura e possibilitando um complemento de renda ao produtor.

A avenca é muito cobiçada pelo formato irregular e delicado das suas folhas pequenas e verdes, que também têm versões grandes entre as várias espécies da cultura. Por essa  característica, há a chamada avencão (Adiantum macrophylla), sendo uma das mais conhecidas ao lado da cabelo-de-vênus (Adiantum capillus-veneris), da cabelo-de-anjo (Adiantum microphyla) e da avenca suíça (Adiantum raddianum).

De pequeno porte, a avenca não ultrapassa 40 centímetros de altura. É uma planta herbácea e de ciclo de vida perene, que aprecia meia-sombra e necessita de regas constantes. Faz parte da família Pteridaceae, a mesma do grupo das samambaias, à qual se assemelha, por não possuir flores, frutos e sementes. Aliás, são dos esporos e da reprodução vegetativa, que ocorre com a divisão do rizoma, que se propagada a avenca. 

saiba mais

Como plantar guabiroba: a fruta rica em vitamina C

4 dicas para cuidar do seu jardim nos dias de inverno

 

Justamente por causa dos pequenos pontos pretos localizados na parte de baixo das folhas, que se soltam com facilidade quando maduros, a espécie brota por toda parte na natureza. Ao se espalharem com o vento, os esporos possibilitam o surgimento de mais avencas ao encontrarem ambiente dotado de condições adequadas para o desenvolvimento da planta, como solo úmido, luminosidade indireta e calor.

Por isso, é preciso escolher com cuidado quando o destino da muda for para o plantio em um jardim. Canto úmido e com sombra, mas que receba luz indireta do sol, é ideal para a avenca crescer, além de mantê-la protegida de ventos fortes. A mesma regra deve ser seguida para a cultura plantada em vasos decorativos em áreas internas, acrescentando que os recipientes precisam contar com um bom sistema de drenagem.

Mãos à obra

Início: de preferência, compre as primeiras mudas já prontas de viveiros de plantas na região. Sempre é bom adquirir de estabelecimentos idôneos e com referência, com o objetivo de garantir a aquisição de exemplares saudáveis. Com tempo e prática, adote um ou os dois métodos utilizados para propagar a cultura.

Ambiente: Embora a avenca goste de temperaturas altas, é possível cultivála em uma faixa entre 13 ºC e 30 ºC. Mantenha-a em local com incidência de luz solar indireta e com proteção de vento, pois a planta não tolera correntes de ar intensas. 

Propagação: Tem duas opções, sendo uma delas a raspagem com uma faca dos esporos das folhas sobre um papel ou tecido branco. Em seguida, espalhe os esporos coletados em
cima do substrato em uma sementeira. Em lugar sombreado, deixe-a coberta com plástico transparente até iniciar a germinação, quando, após cerca de um mês, aparecem os brotinhos – em forma de coração, são minúsculos órgãos que lembram um tipo de musgo. Ao atingirem 2 centímetros, é hora de transplantá-los. Também é uma alternativa obter mudas a partir de touceiras, dividindo em duas ou mais partes os rizomas aglomerados, e sempre no fim do inverno ou no início da primavera.

Plantio: Deve ser em solo livre de doenças, além de fértil, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e, principalmente, em local definitivo. A avenca é sensível a mudanças de
lugar. Para fazer o substrato, use areia, terra, húmus de minhoca, casca de pino e fibra de coco, ou compre pronto em lojas de produtos agropecuários. Pode ser utilizado o mesmo destinado para o cultivo de orquídeas. No caso de plantio em vaso, tanto faz se é de plástico
ou de barro, desde que tenha um bom sistema de drenagem. Vasos de fibra de coco, que imitam xaxins, são outra boa escolha para plantar avencas.

Irrigação: É muito importante para o desenvolvimento da avenca e para se ter uma planta vistosa. Contudo, não encharque o solo, que precisa ser de boa drenagem e mantido apenas úmido. Excesso de água leva as raízes ao apodrecimento. 

Cuidados: O ideal é manter a avenca em local sombreado, pois o excesso de sol leva as folhas a murchar, o que também é provocado pela falta de adubo. Assim, garanta uma adubação a cada 15 dias. Para facilitar o surgimento de novas brotações, é bom fazer a poda de limpeza, retirando galhos e folhas secas ou mortas. No ataque de pragas, como pulgão e cochonilhas, combata com a aplicação de calda de fumo. Por dois ou três dias, pincele com um acaricida as folhas se estiverem contaminadas com ácaros.

Produção: A partir da divisão de touceiras, em um ou dois meses as mudas podem ser vendidas. No caso de plantas obtidas por esporos, estarão plenamente formadas apenas entre dois e três anos.

Raio-x

Solo: úmido e fértil
Clima: quente
Área mínima: pode ser plantada em vaso
Colheita: de 1 a 2 meses quando a muda é oriunda da divisão de touceiras; de 2 a 3 três anos, se forem propagadas por sementes
Custo: preços de mudas prontas variam bastante de acordo com a espécie, tamanho e fase
de desenvolvimento
Onde comprar: em viveiros de plantas nas proximidades. Mais informações com profissionais de institutos de botânica, parques ecológicos e casas de agricultura do município ou região

Consultoria: Luís Carlos Bernacci, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Camppinas (SP), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Tel: (19) 3202-1650, luis.bernacci@sp.gov.br
Source: Rural

Leave a Reply