Skip to main content

O avanço de uma frente fria no Sul do país vai provocar mudanças na região. O calor forte deve regredir e as chuvas devem ficar mais organizadas e expressivas já nesta quarta-feira (26/01). Primeiramente, a chuva avança pelo Rio Grande do Sul, na quinta-feira (27/01), ela chega com intensidade à Santa Catarina e sexta-feira (28/01) ao Paraná, que pode ter áreas com mais de 100 milímetros.

LEIA TAMBÉM: Seca prejudica irrigação e causa perdas nas lavouras de arroz no RS

Sul do país deve ter chuvas volumosas e organizadas até o final de semana (Foto: Getty Images)

 

Com o sol e as pancadas irregulares predominando no Sudeste há pelo menos 10 dias, a expectativa é de mudança nesta semana. A mesma frente fria do Sul deve chegar aos estados do sudeste na sexta-feira (28/01) e provocar chuvas intensas sobre o centro-oeste e sul de São Paulo, e nas demais regiões no domingo (30/01). Além disso, o sul de Minas Gerais e o Triângulo Mineiro também receberão altos volumes. "Há expectativa de uma invernada entre sexta-feira (28/01) e segunda-feira (31/01) no estado de São Paulo", Alexandre Nascimento, meteorologista da Rural Clima.

A expectativa para o Centro-Oeste é que chuvas intermitentes caiam sobre Rondônia e Mato Grosso, que devem se intercalar com períodos de sol. "Pequenas interrupções nas atividades de colheita que seguem a pleno vapor devem ser sentidas", alerta o meteorologista.

saiba mais

Produtores de Mato Grosso relatam podridão na soja devido à chuva

Santa Catarina deve registrar perdas acima de 40% na safra de milho e de 30% na safra de soja

 

O tempo segue instável e com pancadas de chuva diárias no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia) e Pará. Mas, Nascimento afirma que em algumas áreas específicas da região existem queixas de falta de chuva, como no sul do Tocantins. "Isso é bastante peculiar da região. Até há possibilidades de pancadas nos próximos dias, porém de forma mais irregular em relação ao resto do estado", finaliza.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply