Skip to main content

Fazer pequi em conserva é uma boa opção para prolongar o consumo da fruta. Conhecido como “ouro do cerrado”, o pequi é fruto do pequizeiro, árvore nativa da região. Com polpa carnuda e sabor marcante, ela também é extremamente perecível. A colheita vai de outubro a janeiro, mas, com a conserva, é possível comer arroz com pequi, frango com pequi e outras receitas ao logo do ano. Veja como fazer conserva de pequi do site Receiteria e aproveitar o sabor da fruta por mais tempo.  

LEIA TAMBÉM: Como fazer galinhada com pequi

Pequi está presente em diversas receitas (Foto: Divulgação/Governo Federal (por Leandro Moura/MTur))

 

 

Pequi em conserva: Ingredientes

1 litro de água para a calda
500 g de pequi
2 colheres de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de ácido cítrico

saiba mais

Aprenda a fazer quindim de açaí com a polpa da fruta

Aprenda a fazer sopa de abóbora com carne seca e requeijão

 

 

 

Como fazer o pequi em conserva

Em uma panela, coloque água suficiente para cobrir os pequis e leve ao fogo para ferver. Enquanto isso, lave e remova a casca das frutas. Coloque-as na água fervente e deixe por 1 minuto.

Coe os pequis e coloque-os em uma tigela com água gelada. Em uma panela, coloque 1 litro de água, o sal e o ácido cítrico e leve ao fogo. Quando ferver, espere 2 minutos e desligue.

Coloque os pequis em um vidro esterilizado e adicione a calda ainda quente. Adicione os vidros à panela, com a calda que sobrou, e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Então, desligue o fogo e vá adicionando água fria à panela para resfriar os potes.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply