Skip to main content

O acreano Robson Palermo foi anunciado na última quinta-feira (20/1) como técnico do time do Brasil para a disputa da PBR Global Cup, em 5 de março, em Arlington, no Texas. Ele terá a função de escolher os atletas para compor a equipe brasileira. A quinta edição do evento, nos moldes da Copa do Mundo de futebol, terá também as seleções de Austrália, Canadá, México, Austrália e duas dos Estados Unidos.

Aposentado desde 2018, Palermo é o único peão da história a vencer três vezes a etapa final do mundial da PBR. Tem no currículo 13 vitórias em etapas da primeira divisão e 37 montarias com notas de 90 pontos ou mais. Ele foi o técnico do Brasil na primeira edição do torneio, em 2017, em Edmonton, no Canadá, quando o país ficou em segundo lugar, atrás dos americanos. O Brasil venceu em 2018 e 2019, empatando em conquistas com os EUA, mas na última Global Cup, em 2020, também em Arlington, terminou em terceiro lugar.

LEIA TAMBÉM: Rodeio em touros: o que você precisa saber para ver as disputas

Anúncio oficial dos técnicos da PBR Global Cup. Robson Palermo (primeiro da esquerda para a direita) comandará o time do Brasil (Foto: Divulgação/PBR)

 

As duas seleções dos Estados Unidos serão dirigidas por estreantes na Global Cup: Ross Coleman e Ryan Dirteater. Coleman, que se aposentou em 2011, é um dos sete peões a registrar mais de 400 provas qualificadas em sua carreira na Unleash The Beast, a primeira divisão da PBR. Ele foi bem-sucedido em 402 montarias, sendo 42 com 90 pontos ou mais.

Dirteater, que se aposentou em 2020 e integrou a seleção americana em 2019, era conhecido nas arenas como “Cherokee Kid”. Ele disputou 12 vezes as finais mundiais da PBR e venceu a etapa em em 2016.

saiba mais

Junior Nogueira, o Testinha, é campeão mundial de team roping

Bicampeão mundial de rodeio em touros da PBR, José Vitor Leme já fez história. E quer mais: o tri, o tetra, o penta…

 

O campeão mundial de 1998 Troy Dunn vai liderar o time australiano; Tanner Byrne, quatro vezes classificado para as finais mundiais da PBR, comanda o Canadá e Gerardo Venegas, que tem duas finais no currículo, dirige a seleção do México.

Na Global Cup, cada equipe é composta por cinco peões escolhidos pelo ténicos. O evento de um dia terá duas rodadas, com três montarias cada. A regra é que cada peão monte pelo menos uma vez. Na etapa seguinte, cada técnico seleciona um peão para montar na rodada bônus. O campeão será o time com a melhor pontuação combinada nas sete montarias.

José Vitor Leme, bicampeão mundial de rodeio em touros, durante a Global Cup de 2020 (Foto: PBR)

 

Team Series

Além de voltar a realizar a Global Cup, a PBR mudou seu esquema de competições neste ano. A final da disputa individual entre os peões, que acontecia no final do ano, foi antecipada para maio. A partir de junho, os atletas vão ser divididos em times em uma nova competição, a Team Series.

A disputa terá oito equipes geridas por fundadores da PBR, competindo em dez eventos e um playoff de equipes na T-Mobile Arena em Las Vegas, de 4 a 6 de novembro de 2022. As regras de julgamento e pontuação das montarias serão as mesmas das provas individuais, com a diferença de que a premiação vai para a equipe.

saiba mais

José Vitor Leme superou contusão para se consagrar nas montarias em touros da PBR

PBR anuncia competição de montaria em touros por equipes em 2022

 

As escalações ainda não estão definidas, mas o nome dos times, suas sedes e donos já foram anunciados, assim como os treinadores de seis das oito equipes. O Ariat Texas Rattlers, baseado em Fort Worth (Texas) e pertencente à família Fisher, será dirigido por Cody Lambert, cofundador e diretor da PBR, um lendário peão que foi modelo para várias gerações nos EUA.

“Meu desejo é que esta seja a próxima grande coisa para nós desde a formação da PBR. A PBR passou de montaria em touros como parte do rodeio e eventos autônomos para ser realmente uma inédita liga de montaria em touros. Isso levará os fãs de rodeio a torcerem por um time ou uma cidade”, disse ele, de acordo com a PBR.

A equipe Carolina Chaos, com sede em Winston-Salem, na Carolina do Norte, de propriedade da liga e operada pela Richard Childress Racing, terá no comando Jerome Davis, outro cofundador da PBR e muitas vezes considerado o fundador da montaria em touros na Carolina do Norte, seu estado natal. Davis orientou e treinou muitos peões em seu rancho, incluindo o lendário bicampeão mundial JB Mauney, e criou muitos touros campeões.

saiba mais

Carmen Perez lança documentário para mostrar como criar gado com bem-estar

 

O Kansas City Outlaws, que pertence a Pulley Outlaws LLC, terá como técnico JW Hart,  Rookie of the Year de 1994, vencedor do evento final mundial de 2002 e campeão do Challenger Tour de 2004. Chamado de "Homem de Ferro", Hart é recordista de participação em eventos consecutivos da primeira divisão, com 197. Hoje, ele cria touros e trabalha como locutor de rodeios.

Luke Snyder e Ross Coleman vão dirigir o time do Missouri Thunder, com sede em Ridgedale, Missouri, de propriedade de Johnny Morris. Os dois disputaram o circuito juntos por 11 anos, são grandes amigos e possuem 25 qualificações para a etapa final da PBR. Snyder quebrou o recorde de Hart ao competir em 275 eventos consecutivos da categoria principal e Coleman ficou com a fama de ser um dos peões mais difíceis de serem batidos.

O Nashville Stampede, com sede no Tennessee, de propriedade da Morris Communications Company, vai ser treinado por Justin McBride, um dos maiores peões de touros de todos os tempos. Bicampeão mundial da PBR, ele estabeleceu uma série de recordes em sua carreira, incluindo o de vitórias em uma única temporada (8) e a maioria das vitórias em eventos da carreira (32) na série principal. McBride também tem experiência como treinador de equipes: foi o treinador dos EUA nas duas vitórias da seleção na Global Cup.

O Oklahoma Freedom (Liberdade), com sede em Oklahoma City, de propriedade da liga e operada pela Prodigal, terá como técnico Cord McCoy, que disputou as Finais Mundiais da PBR seis vezes na carreira. Os outros dois times são: Arizona Ridge Riders, com sede em Glendale, Arizona, de propriedade de Teton Ridge; e Austin Gamblers, com sede em Austin, Texas, de propriedade de Egon Durban.
Source: Rural

Leave a Reply