Skip to main content

O terceiro ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC) está com inscrições abertas até 9 de fevereiro para startups, visando incentivar o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento. Neste ano, o programa vai priorizar propostas que gerem valor à conservação da vegetação nativa em propriedades rurais na região do Cerrado.

LEIA TAMBÉM: Startups do agro se destacam entre as 100 mais promissoras do Brasil; saiba quais são

Estiagem nas lavouras de soja de Encruzilhada do Sul, no RS (Foto: Carlos Corrêa da Rosa/Divulgação)

 

Segundo nota da assessoria, há interesse em iniciativas que contribuam para conservar, restaurar ou ampliar a área de vegetação nativa na cadeia produtiva da soja no bioma, através de mecanismos financeiros que gerem receita a partir da floresta em pé; em iniciativas que reduzam o desmatamento e os riscos indiretos causados por ele; no desenvolvimento de serviços ambientais (carbono, água) e no uso sustentável da terra e ferramentas de monitoramento do solo.

O programa é o resultado da parceria entre o Land Innovation Fund e o hub de inovação AgTech Garage, com apoio estratégico da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e conta com recurso inicial de cerca de R$ 2,2 milhões para apoio às startups, com a possibilidade de aumento de receita a partir da entrada de novos parceiros interessados em apoiar o ecossistema de inovação pela sustentabilidade do agronegócio.

“Mais do que nunca, é necessário cuidar da terra para colher bons resultados, econômicos e socioambientais, expandindo o entendimento de que a inovação pode ser uma aliada da agricultura na busca pela sinergia entre produtividade e sustentabilidade”, afirma Carlos Quintela, diretor do Land Innovation Fund.

saiba mais

5 passos para abrir uma agtech

 

Além de ter acesso a mentorias estratégicas e técnicas e trocar experiências com empreendedores, as startups selecionadas participam também de aulas masters com apoio técnico-científico de um time de pesquisadores selecionados para o Programa Fellowship Matopiba.

“Com a interseção de dois programas, o AgTech Garage oferece toda sua expertise e potencial de conexão com o ecossistema da inovação aos empreendedores e pesquisadores interessados em trabalhar em sinergia e participar de uma jornada pelo desenvolvimento agrícola sustentável”, afirma José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage, hub de inovação especializado no agronegócio que foi criado em 2017 e conta atualmente com 60 grandes empresas parceiras e mais de 900 startups conectadas a sua comunidade virtual.

Nos primeiros dois ciclos, o PSSC selecionou dez startups com soluções que vão de monitoramento ambiental ao tratamento do solo, passando por restauração ecológica, rastreabilidade e quantificação de carbono.

A pré-seleção vai ocorrer entre os dias 10 e 17 de fevereiro, o pitch day (dia da apresentação) será em 24 de fevereiro e as selecionadas serão anunciadas em 7 de março. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página: www.agtechgarage.com/soja-sustentavel

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply