Skip to main content

Ricas em açúcar, as mangas estão causando a morte de papagaios "bêbados" na região australiana de Kimberley, que é grande produtora da fruta e está no final da safra. As aves comem a fruta caída no chão que está apodrecendo e morrem embriagados. Em processo semelhante ao das uvas que produzem vinhos, as leveduras consomem os açúcares das mangas e criam o álcool como subproduto. Os aromas da fermentação atraem os pássaros.

LEIA TAMBÉM: Como criar lóris, o primo colorido do papagaio

Papagaio (Foto: Pixabay/Creative Commons)

 

Em entrevista a um site da Austrália (abc.net.au), o médico veterinário Paul Murphy, do Hospital Veterinário Broome, disse que pelo menos seis papagaios de asas vermelhas foram levados à clínica para tratamento. “Mas há muitos deles que infelizmente não chegam à clínica porque morrem antes que as pessoas os encontrem. Geralmente, eles estão sofrendo há alguns dias, estão bastante letárgicos e em vários estágios de desnutrição”, disse Murphy.

Em alguns casos, ele acrescentou, as aves morrem não como resultado direto do álcool, mas dos efeitos que ele causa: ficam paralisadas demais para se mover ou voar. “Estamos ouvindo alguns relatos de papagaios voando contra as janelas, que caem no chão e ficam vulneráveis a gatos e outros predadores.”

saiba mais

Como criar papagaio-verdadeiro

 

Não é a primeira vez que os papagaios adoecem por consumo de uma substância incomum. Em 2019, agricultores de uma região no centro da Índia relataram que papagaios insaciáveis estavam consumindo suas plantações de papoula e ficando viciados em ópio. O ataque levou os agricultores a proteger as plantações dia e noite, apelando para sons altos e até fogos de artifício para espantar as aves.

Quatro anos antes, houve os mesmos relatos em outra parte da Índia e os papagaios ficaram tão intoxicados pelas papoulas que foram vistos colidindo com árvores e galhos ou foram encontrados atordoados em uma área próxima.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply