Skip to main content

A semana começa com chuva forte em Minas Gerais, sobre a Zona da Mata e Rio de Janeiro. De acordo com a previsão do tempo do boletim agroclimático da Rural Clima, isso é preocupante, porque as chuvas devem ser torrenciais e podem causar novos transtornos às áreas urbanas. Além disso, há previsões de chuva para o litoral paulista, mas em forma de pancadas. Nas regiões produtoras de São Paulo, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, o tempo segue aberto.

"A partir de terça-feira (10/01), as áreas de instabilidade ganham força e não descarta-se a possibilidade de novos temporais sobre o Triângulo Mineiro, sul e leste de Minas, mantendo o estado de alerta no estado".

Zona da Mata de Minas é região produtora de café (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O tempo seco predomina em grande parte das regiões produtoras do Sul do Brasil, além do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Áreas de instabilidade associadas a presença de uma frente fria na altura do Rio de Janeiro pode deixar o tempo instável e causar pancadas de chuva sobre o leste do Paraná e leste de Santa Catarina entre segunda-feira (10/1) e terça-feira (11/1).

A Rural Clima aponta que no oeste e noroeste do Paraná e de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e todo Rio Grande do Sul, a previsão ainda é de tempo seco sem ocorrência de chuva ao longo da semana. "Somente perto do final de semana, algumas áreas de instabilidade criarão forças e devem trazer chuvas sobre Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul, porém de baixa intensidade e irregulares", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Seca fez Paraná perder ao menos 8 milhões de toneladas de soja

 

Apesar da segunda-feira (10/01) amanhecer com tempo relativamente aberto no Mato Grosso, a tendência da semana é de chuva no Centro-Oeste. A partir desta terça-feira (11/1), há previsões de chuva generalizadas sobre Mato Grosso, Rondônia e Goiás, com destaque para o sul e sudoeste do estado goiano. "Isso vai novamente dificultar a colheita da soja e plantio do algodão", diz Santos.Ele complementa: "as condições devem melhorar no final da semana quando o tempo abre um pouco e facilita a colheita".

Seguindo a tendência das últimas semanas, o Matopiba (Maranhão, Tocantins Piauí e Bahia), além do Pará, seguem com fortes chuvas em suas áreas produtoras. "Dificilmente terão longos períodos de sol, a tendência é de chuvas regulares e temperaturas baixas", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply