Skip to main content

Moradores de Esperantina, zona rural do Tocantins, registraram um momento em que vários animais foram levados pela enchente causada por fortes chuvas que atingem todo o extremo-norte do estado, na região do Bico do Papagaio.

Gado levado pela enchente no norte do Tocantins (Foto: Reprodução/G1)

 

 

No vídeo publicado pelo portal G1, é possível ver o gado cercado pela água sem conseguir fugir, e depois sendo arrastado nas laterais dos barcos pelos moradores. Assista:

 

 De acordo com o G1, as imagens são de assentamentos próximos ao rio Tocantins, onde a situação é critica, principalmente nas comunidades de Lago Preto, Embaúba e Boa Esperança. As famílias ribeirinhas tiveram que deixar as casas. O balanço mais recente da Defesa Civil indica que "não há informação precisa" sobre o número de desabrigados e desalojados em Esperantina.

De acordo com os moradores, pelo menos 300 cabeças de gado foram retiradas de fazendas e colocadas em áreas mais elevadas. Os proprietários não sabem se será suficiente, já que o território no local é plano e a chuva continua forte e constante. As estradas rurais estão com trechos de até 8 km debaixo d'água e os bois não conseguiriam nadar essa distância.

Na noite desta quarta-feira (5/1), o Governo do Tocantins decretou situação de emergência por causa das enchentes. A medida determina a mobilização de todas as secretarias para socorrer as vítimas e autoriza a contratação emergencial de produtos e serviços sem licitação.
Source: Rural

Leave a Reply