Skip to main content

A14ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja do Brasil, safra 2021/22, está com inscrições abertas. Os produtores que queiram participar devem se cadastrar junto ao Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb) até 31 de janeiro. As áreas inscritas devem ter entre 2,5 e 10 hectares e podem concorrer em uma das duas categorias do desafio: plantio irrigado e não irrigado.

LEIA TAMBÉM: Brasil bate recorde de exportação de soja em 2021; milho cai ao menor patamar desde 2012

Agricultor em plantação de soja no Brasil (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

Neste ano, o Desafio vai contar também com uma regional Norte, além da Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Outra novidade será o aumento do patamar de produtividade de 90 sacas por hectare para 95 sacas. Na prática, a mudança significa que o custo da auditagem para as produções acima de 95 sacas por hectare fica a cargo do Cesb, mas nos casos em que a produtividade for menor que esse patamar, o custo é do produtor, consultor ou empresa patrocinadora da inscrição.

No ano passado, o campeão de produtividade foi o produtor Ernest Milla, de Pinhão (Paraná), com 129,16 sacas por hectare. Na categoria irrigado, o vencedor foi Silvio Langreberto Maluta, de Itapeva (SP), com 121,29 sacas por hectare. Para ter uma comparação, a produtividade média no Brasil na última safra foi de 58,6 sacas por hectare, segundo dados da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

saiba mais

Mato Grosso começa colheita da maior safra de soja da história do Brasil

Estiagem causa perda de quase 60% no milho e 24% na soja no RS

 

O recordista de todas as edições do desafio é o produtor de Guarapuava (PR) Marcos Seitz, com 149 sacas por hectare em 2016/2017. No primeiro desafio, em 2008/2009, o vencedor conseguiu 82,8 sacas por hectare.

As inscrições devem ser feitas no site do Cesb (www.cesbrasil.org.br), onde o produtor também encontra o manual e regulamento do Desafio.
Source: Rural

Leave a Reply