Skip to main content

Depois das fortes chuvas na Bahia e no norte de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de tempestades em parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste entre esta quinta-feira (30/12) e 1º de janeiro de 2022.

Uma massa de ar úmida e instável deverá provocar muita chuva no norte, centro e leste de Goiás, do Distrito Federal e no noroeste de Minas Gerais, onde a quantidade total de chuva pode superar os 200 mm.

LEIA TAMBÉM: O que está por trás das intensas chuvas na Bahia? Entenda o fenômeno ZCAS

Capitais brasileiras terão chuva forte com potencial para alagamento nesta quinta-feira (30/12) (Foto: Cris Faga/Folhapress)

 

De acordo com o Climatempo, a alteração no local onde a chuva intensa vai cair se deve a uma uma grande mudança na circulação de ventos sobre o Brasil. Há risco de chuva em quase todos os estados: 19 das 27 capitais brasileiras podem ter chuva forte, com potencial para alagamento.

"A situação é de alerta porque, com a formação da nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), aumenta muito o risco de alagamentos nas zonas rurais e urbanas, enchentes com transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos e desmoronamentos de terra", informa o Climatempo em boletim. 

saiba mais

Chuva abaixo do esperado reforça expectativa de quebra de safra no Sul do Brasil, diz Rural Clima

"Tragédia gigantesca", afirma governador da Bahia sobre chuvas no Estado

 

Ainda segundo o site, a chuva que estava sobre a Bahia começou a se dissipar e as cidades que ficaram debaixo d´água, a partir de hoje, terão muito sol. Mas "não é a chuva da Bahia que vai 'descer' para o Sudeste", esclarece a nota. Ainda assim, as regiões da Zona da Mata Mineira, centro-sul do RJ, incluindo o Grande Rio, devem sofrer com chuvas nos próximos dias. 

Os totais de chuva no centro, sul e leste de Minas Gerais e na Região Serrana e sul do Rio de Janeiro devem variar entre 70mm e 100 mm. Não está descartada eventual queda de granizo nessas áreas", disse o Inmet em nota no site do Ministério da Agricultura.
Source: Rural

Leave a Reply