Skip to main content

O governador da Bahia, Rui Costa, classificou como uma "tragédia gigantesca" a situação das cidades do Estado atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Ontem (26/12), mais 47 cidades foram incluídas na lista de municípios em situação de emergência, elevando para 72 o total de cidades atingidas pelo mau tempo.

Danos à população rural inclui morte de animais e perda de lavouras após chuvas no sul da Bahia e nordeste de Minas Gerais (Foto: Isac Nóbrega/Agência Brasil)

 

“É uma tragédia gigantesca. Não me lembro se, na história recente da Bahia, tem algo dessa proporção pela quantidade de cidades, de casas envolvidas. É algo realmente assustador, o número de casa, de ruas, de localidades completamente embaixo de água”, disse o governador, em publicação nas redes sociais.

saiba mais

Chuva isola áreas rurais, destrói plantações e prejudica produção de leite na Bahia e em Minas Gerais

 

De acordo com o governador, 37 cidades da região estão embaixo da água, atingidas de forma mais intensa pela subida do nível dos rios. Segundo dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o Estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.

Nesta segunda-feira (27/12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantêm o alerta de risco de novas inundações e deslizamentos de terra na Bahia, devido ao acumulado de chuvas dos últimos dias e à previsão de novas precipitações.

saiba mais

Semana começa com alerta de temporais em todo o país

 

Uma força-tarefa com agentes de segurança pública está atuando na região. Ela é composta por bombeiros militares da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, além das policias Militar da Bahia e da Rodoviária Federal (PRF). Vinte viaturas, 10 aeronaves, oito botes e um barco também foram mobilizados.
Source: Rural

Leave a Reply