Skip to main content

Nova linha de tratores traz inovação e conectividade para auxiliar o produtor rural (Foto: José Medeiros/Glab)

 

Enquanto o trator trabalha, o gerente da fazenda recebe informações sobre o desempenho. Pode, inclusive, identificar se a velocidade está adequada, e se há algum risco de aparecer um problema mecânico. Em tempo real, ele avalia os resultados e pode contatar a concessionária para fazer uma manutenção preventiva.

Com a nova linha de tratores T8 PLM Intelligence, da New Holland, esse alto nível de conectividade já é realidade. Para entender melhor como essa e outras inovações do lançamento funcionam, a reportagem enviou a campo o engenheiro agrônomo José Vitor Salvi, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, da Faculdade de Tecnologia “Shunji Nishimura” de Pompeia (SP). 

Ele acompanhou, com exclusividade, o desempenho dos veículos em Tapurah, Mato Grosso. “Quando se fala em máquinas conectadas, é preciso lembrar que muitas fazendas não têm acesso à internet”, ele explica. No entanto, Salvi identificou que, mesmo nessas condições, os benefícios da conectividade da nova linha de tratores são visíveis.

“Os dados são gravados automaticamente no módulo P&CM, que tem capacidade de 64 GB de memória, o que registra em média 30 dias de operação” explica. Quando a máquina encontra comunicação, os dados são transferidos automaticamente para a nuvem. No longo prazo, esse diferencial melhora o rendimento da fazenda como um todo. “Trator parado é prejuízo. Ninguém quer ficar na mão com o equipamento”, afirma o professor Salvi, que também é produtor rural.

O engenheiro agrônomo José Vitor Salvi, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, da Faculdade de Tecnologia “Shunji Nishimura” de Pompeia (SP), realizou o test drive na cidade de Tapurah (MT) (Foto: José Medeiros/Glab)

 

Maior produtividade

Atualmente, a busca do melhor rendimento da fazenda é mais importante do que nunca, pois o setor vive um momento em que os produtores agrícolas estão enfrentando o desafio de gerenciar o sistema produtivo em um cenário de aumento de preços de defensivos, fertilizantes e combustível. Além da gestão de custos, os cronogramas das operações mecanizadas estão prejudicados devido às adversidades climáticas e aos atrasos na entrega de insumos.

A nova linha T8 PLM Intelligence atende essa demanda. Não só porque entrega conectividade, mas também porque proporciona uma combinação de alto rendimento operacional, baixo custo operacional e maior disponibilidade mecânica. “Os novos tratores da série T8 apresentam um conjunto de recursos que trabalham de forma integrada para atender à demanda do produtor na realização das operações agrícolas”, explica o especialista. 

A integração de funcionalidades é resultado um redesenho completo da linha T8. Mudaram as versões de potência, a cabine e o eixo dianteiro. Somados, eles proporcionam a diminuição de custos fixos e a melhoria da performance do operador, que conta agora com controles intuitivos e uma cabine com visão em 360 graus.

Além disso, a nova transmissão Ultra Command™ 21×5, presente nos modelos T8.430 e T8.440, apresenta uma série de diferenciais, incluindo engrenagens mais largas, acabamento mais resistente, reforço nas molas e tambores de embreagens capazes de resistir a cargas ainda maiores. Uma combinação de força e tecnologia que atende perfeitamente às exigências operacionais do campo

Suporte e treinamento

De acordo com o professor José Vitor Salvi, o produtor não irá encontrar dificuldade para utilizar as novas funcionalidades de conectividade da linha T8 devido à disponibilização de suporte e treinamento oferecidos pelo fabricante, como o portal MYNEWHOLLAND, a Sala de Inteligência de Serviços nas concessionárias, além das ferramentas Remote Display e Remote Service Tool, que permitem acesso remoto em tempo real no monitor Intelliview12, eliminando a necessidade de deslocamento até o trator para fins de diagnóstico de falhas.

A nova linha T8 está disponível em seis modelos, que têm de 250 a 396 cavalos de potência.

Test-drive T8 PLM Intelligence

 

Oito razões para conhecer o novo trator da New Holland

1) Gerenciamento de velocidade (GSM): As transmissões automáticas 18×4 e 21×5 são agregadas ao gerenciamento eletrônico de troca de marchas (GSM) e ao escalonamento de velocidade ideal para cada operação, além de serem um grande diferencial na redução de combustível.

2) Conectividade: A máquina possui um módulo de controle para armazenar os dados, quando necessário, e transmiti-los em tempo real por meio de um cartão de celular 4G. Com isso, o controle operacional fica na mão do cliente por meio do aplicativo e do site MYPLM CONNECT.

3) Terralock: Componente de gerenciamento eletrônico de tração ou bloqueio, que ativa e desativa automaticamente quando necessário para maximizar a tração e reduzir a patinagem.

4) Cabine: Possui visibilidade em 360 graus, luzes configuráveis para as operações noturnas, comandos intuitivos e a nova geração do monitor IntelliView, de 12 polegadas, que está com uma interface baseada em tablets, facilitando a configuração e a operação.

5) Antena PLM Cygnus: Tem sistema de compensação do terreno para o piloto automático, além de ser compatível com multiconstelações de satélites. Destaque para a correção por assinatura PLM 3, com acurácia inferior a 3 cm.

6) Motor: 6 opções de motorização (de 250 a 396 cv). Alto torque em baixas rotações para as operações mecanizadas, ideal para desempenho e redução de combustível.

7) Operação: As operações podem ser realizadas integrando as tecnologias de piloto automático, manobra automática de cabeceira (IntelliTurn) e o repetidor de funções (HTS), o que permite melhor qualidade e rendimento na operação.

8) Eixo dianteiro: Menor raio de giro, com ângulo de articulação máximo de 55 graus, o que proporciona manobras mais eficientes. A suspensão Terraglide protege o trator contra galopes, além de diminuir a patinagem.

Para saber mais, acesse: https://newholland.com.br/agriculture/tratores/t8/.
Source: Rural

Leave a Reply