Skip to main content

Enquanto no Brasil, os grandes rodeios de touros só voltaram em novembro, deixando os peões praticamente todo o ano sem emprego, nos Estados Unidos, as arenas ferveram nas competições da Professional Bull Riders (PBR). E com domínio de brasileiros. Cowboys do Brasil também brilharam na decisão da National Finals Rodeo (NFR). Os destaques do esporte tiveram também o hipismo olímpico e paralímpico nos Jogos de Tóquio, a origem rural de uma estrela do vôlei brasileiro e piloto de Fórmula 1 que resolver fazer um projeto para educar crianças sobre a importância de cuidar das abelhas.

 

 

Um dos principais destaques do esporte no ano foi José Vitor Leme, 25 anos, de Ribas do Rio Pardo (MS). O peão superou uma contusão grave que o deixou fora de oito etapas, quebrou vários recordes e conquistou o bicampeonato mundial consecutivo da Professional Bull Riders (PBR) em Las Vegas. Foi o 11º título do Brasil no Mundial disputado desde 1994. A temporada marcou um amplo domínio dos competidores brasileiros, em um ano de rodeios sendo realizados nos Estados Unidos e arenas vazias no Brasil.

Relembre

Crise nos rodeios: sem montar na pandemia, peões vão tirar leite e construir cerca

José Vitor Leme confirma favoritismo e é bicampeão mundial de montaria em touros

Bicampeão mundial de rodeio em touros da PBR, José Vitor Leme já fez história. E quer mais: o tri, o tetra, o penta…

 

Outro peão que fez história neste ano foi o brasileiro Junior Nogueira, o Testinha, que conquistou também em Las Vegas o Mundial de team roping (pezeiro) da National Finals Rodeo (NFR). Cinco anos antes, ele já tinha sido campeão mundial de all-around (cowboy completo). Globo Rural acompanhou a competição direto de Las Vegas, com a cobertura especial de Felipe Masetti Leite, conhecido como o Cavaleiro das Américas

Relembre

Junior Nogueira, o Testinha, é campeão mundial de team roping

"Não foi só esse rodeio. É um ano inteiro", afirma Junior Nogueira sobre o título mundial de team roping

Laçador Marcos Alan Costa fala da importância da parceria com a égua Paraguaia

Brasileiros recebem carinho de fãs de rodeio nos Estados Unidos

 

Mas o ano não foi apenas de conquistas nas arenas. Dentro delas, a notícia triste foi a morte do paulista Amadeu Campos, de 23 anos, que foi pisoteado por um touro em agosto na disputa da divisão de acesso da PBR em Fresno, na Califórnia, e se tornou a quarta vítima dos rodeios da PBR nos Estados Unidos. Fora das arenas, a morte do locutor Barra Mansa, que foi a voz da Festa do Peão de Barretos por 35 anos, também impactou os fãs de rodeio.

Relembre

Morte de peão brasileiro nos EUA comove competidores de rodeios

Morre o locutor de rodeios Barra Mansa, no interior de São Paulo

 

Teve Jogos Olímpicos em 2021. A disputa deveria ter sido realizada em 2020, mas acabou sendo adiada em um ano por causa da pandemia de Covid-19. Nas competições de hipismo, Globo Rural contou como é feita a preparação dos cavalos de salto, que são tratados como atletas. Nas postas de Tóquio, o país terminou em sexto lugar na final dos saltos por equipes e em 12º lugar no Concurso Completo de Equitação (CCE). Na Paralimpíada, disputada em agosto, o brasileiro Rodolpho Riskalla conquistou a medalha de prata no adestramento.

Relembre

Hipismo brasileiro termina em 12º no Concurso Completo de Equitação, em Tóquio

Rodolpho Riskalla é prata no hipismo adestramento nas Paralimpíadas

 

Uma atleta brasileira de origem rural foi um dos destaques da seleção feminina de vôlei, que foi vice-campeã olímpica em Tóquio. Carol Gattaz, filha de um produtor rural e apaixonada por cavalos, completou 40 anos em quadra, se tornando a medalhista mais velha entre as brasileiras e foi a única jogadora do Brasil escolhida para compor a seleção dos Jogos.

Relembre

Conheça as origens rurais de uma das estrelas do vôlei brasileiro nos Jogos de Tóquio

 

O futebol brasileiro também foi impactado pelo agro neste ano, com grandes empresas fechando patrocínios com times como o Corinthians, Juventude e Cuiabá. Além disso, a UPL, fornecedora global de produtos e soluções agrícolas, anunciou uma parceria com a Fundação Fifa para frear o avanço das mudanças climáticas por meio da produção agropecuária sustentável e, na final da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), as “estrelas” nas arquibancadas também vieram do agro.

Relembre

New Holland fecha patrocínio com o Juventude para o Brasileirão 2021

Empresa do agro fecha patrocínio milionário para o Cuiabá no Brasileirão

Taunsa anuncia parceria com o Corinthians e planeja investimentos para se tornar líder em armazenagem

UPL e Fundação FIFA lançam desafio de descarbonização e pagamento por créditos de carbono

Super Bowl movimenta indústria do frango nos EUA

 

O agro colocou um pé no automobilismo também, em 2021. A ATTO Sementes anunciou patrocínio da Stock Car, considerada a principal categoria do automobilismo brasileiro. Na Fórmula 1, a Raízen, empresa do setor de energia anunciou que vai fornecer etanol de segunda geração para a Ferrari em 2022, ano em que a categoria aumentará para 10% a mistura do biocombustível nos tanques das máquinas. Em uma folga das disputas deste ano, o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, apoiador da sustentabilidade e do meio ambiente, se juntou a crianças para montar um hotel para abelhas no formato de um carro de corrida.

Relembre

Vettel reúne crianças e constrói hotel de abelhas em formato de carro de F1

Etanol de bagaço de cana vai abastecer carros da Ferrari na Fórmula 1

ATTO Sementes será patrocinadora da Stock Car em 2022

 

 
Source: Rural

Leave a Reply