Skip to main content

Temas importantes para a agroecuária, para a economia e a sociedade foram tratados em diversas entrevistas feitas ao longo de 2021 e foram destaque no site e na edição impressa da Globo Rural. Na retrospectiva de 2021, reunimos algumas dessas conversas. E, se quiser ler todas as entrevistas, acesse este link:

 

Dráuzio Varella, oncologista especialista em saúde pública

“A fome é o limite dos limites”. Assim definiu o médico Drauzio Varella, oncologista especialista em saúde pública, sobre o avanço da pandemia no Brasil em meados de maio de 2021, na entrevista mais lida do ano da Revista Globo Rural. Profundo conhecedor do Brasil rural, Dráuzio tratou de temas como atendimento à saúde em áreas emergentes, vacinação no campo e vulnerabilidade social.

Relembre:

“A fome é o limite dos limites”, diz Drauzio Varella sobre avanço da Covid-19 no Brasil

 

 

 

Daniel Vargas, coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV

Outra entrevista relevante de 2021 foi durante a Conferência do Clima (COP26). "Não há transição climática desacompanhada de uma transição econômica", disse à Globo Rural, Daniel Vargas, coordenador do Observatório de Bioeconomia da FGV, que estava em Glasgow, acompanhando a conferência. O especialista avaliou a primeira semana de COP26 como “marcada por discussões e anúncios”, e esperava que a segunda fosse mais objetiva.

Relembre:

COP26 deve dar resposta sobre financiamento e governança da economia de baixo carbono

 

 

 

Marcelo Abud, CEO da Lavoro

Em novembro de 2021, a Globo Rural conversou com o Marcelo Abud, CEO da Lavoro, empresa do setor de revenda de insumos. Registrando níveis de crescimento anuais em torno de 25%, ao menos desde 2017, a Lavoro baseia sua estratégia de expansão em três vias: aquisição de empresas, abertura de lojas e ampliação de seus canais digitais. O executivo afirmou que o IPO não está nos planos, a curto prazo, mas pode ser uma via de capitalização da empresa.

Relembre:

Lavoro mantém aquisições como "pilar de crescimento" e não descarta abertura de capital

 

 

 

Leandro Pinto, diretor-executivo da Granja Mantiqueira

Mais uma da série de entrevistas relevantes de 2021. Leandro Pinto, diretor-executivo da Granja Mantiqueira deu sua visão do mercado de ovos e falou sobre os planos da empresa para os próximos anos. “O ovo tornou-se o segundo melhor alimento do mundo”.

Relembre:

Consumidor quer e pode pagar por ovo de galinha livre de gaiola, diz diretor da Granja Mantiqueira

 

 

 

Zeina Latif, economista

Zeina Latif conversou com a Globo Rural sobre os problemas econômicos do Brasil. Hoje diretora da Gibraltar Consultoria considera uma tarefa “difícil, mas nem tanto” colocar ordem na macroeconomia do país, que chegou ao último bimestre do ano com o dólar sobrevalorizado, o PIB desaquecendo, a inflação elevada (e subindo), além dos juros também em alta.

Relembre:

"Custo Brasil penaliza, limita crescimento e reduz demanda interna"

 

 

 

Marcos Leta, fundador da Fazenda Futuro

Em março, a Globo Rural conversou com Marcos Leta, fundador da Fazenda Futuro, pioneira da carne plant-based no Brasil. A foodtech aposta no sabor que imita a carne e produtos  mais saudáveis e sustentáveis e enxerga os frigoríficos como concorrentes diretos. “Nosso foco, desde o início, são os compradores de carne. A empresa nasceu para competir com os frigoríficos”.

Relembre:

Para pioneira da carne plant-based no Brasil, frigorífico é concorrente

 

 

 

Lorival Luz, CEO global da BRF

Logo no início de 2021, Lorival Luz, CEO global da BRF projetava um 2021 positivo, porém admitia os riscos com a Covid e o milho mais caro. “As pessoas podem deixar de comprar uma roupa, um acessório, várias coisas podem ser postergadas, alimento não tem como”. Vale a pena ver as perspectivas de um líder do setor para o ano que se encerra.

Relembre:

CEO da BRF projeta 2021 positivo, mas admite riscos com Covid e milho mais caro

 

 

 

Paulo Sousa, presidente da Cargill no Brasil

Publicada originalmente na edição impressa de abril da Revista Globo Rural, essa entrevista permeou como a comunicação entre o governo Bolsonaro e as ONGs ambientais estava defasada. A avaliação do presidente da Cargill no Brasil, Paulo Sousa, era que os reflexos eram danosos para o país, e principalmente para o agronegócio.

Relembre:

"Brasil está mudo na questão ambiental", diz executivo da Cargill

 

 

 

Ailton Krenak, líder indígena, ativista e escritor

O líder indígena, ativista e escritor de 67 anos, Ailton Krenak conversou com a Globo Rural, mesmo sem linha telefônica. Krenak falou do solo como ponto de equilíbrio entre a produção agropecuária e o desenvolvimento sustentável. “Monocultura não é o fato de trabalhar apenas com uma espécie específica, mas é um pensamento”, diz, convicto de que esse é um modelo ultrapassado, que drena as potencialidades da biodiversidade brasileira.

É preciso considerar os ciclos da natureza, não a urgência monetária, diz Ailton Krenak

 

 

 

Marcos Ferraz, presidente da AsBraAP

"A falta de conectividade rural é um obstáculo no Brasil". Assim definiu o engenheiro agrônomo e presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP),  Marcos Ferraz. Em entrevista à Globo Rural em fevereiro, o executivo avaliou que as mudanças na Lei das Telecomunicações poderiam impulsionar a conectividade rural e tornar 2021 o ano da inteligência artificial no campo.

Relembre:

"A falta de conectividade rural é um obstáculo no Brasil", diz presidente da AsBraAP

 
Source: Rural

Leave a Reply