Skip to main content

Uma operação conjunta do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira) do Ministério da Agricultura e da Polícia Civil nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul apreendeu 15 mil produtos veterinários irregulares nas cidades de Franca e São José do Rio Preto (SP) e Carazinho e Palmeira das Missões (RS). 

Dentre os produtos apreendidos, 632 eram provenientes de contrabando e 98 irregulares para uso na alimentação animal (Foto: Ministério da Agricultura)

“Dentre os produtos contrabandeados, alguns contavam com informação na rotulagem da presença de substâncias que poderiam ser utilizadas, inclusive, para o doping dos animais”, destacou, em nota, o auditor fiscal federal agropecuário João Carlos Aranha. De acordo com informações do Ministério da Agricultura, dentre as irregularidades, 632 produtos eram provenientes do contrabando e 98 irregulares para uso na alimentação animal. Ao todo, foram lavrados 17 autos de infração.

saiba mais

Mais de 150 mil garrafas de azeite de oliva têm venda suspensa por fraude

 

A operação é continuidade de outras duas ficalizações realizadas nessas regiões. Nas cidades gaúchas de Carazinho e Palmeira das Missões, as equipes do Ministério da Agricultura já havia realizado atendimento a denúncias feitas à Ouvidoria da pasta após a morte de quatro cavalos em provas de turfe realizadas nos Jockeis Clubes locais pelo provável uso de produtos veterinários contrabandeados.

saiba mais

Fiscalização apreende 173 mil litros de sucos, néctares e água de coco irregulares

 

“A população precisa se conscientizar de que produtos de uso veterinário sem registro no Mapa não têm qualquer comprovação de segurança e eficácia na saúde dos animais, podendo até ter o efeito inverso, causando a morte. O apoio dos órgãos policiais foi fundamental para o combate a atividades ilícitas como estas, que além de provocar prejuízos à economia nacional, induzem os consumidores ao erro e causam prejuízos à saúde e ao bem-estar dos animais”, informou Aranha.
Source: Rural

Leave a Reply