Skip to main content

 

Confira os destaques desta sexta-feira (17/12)

Frigoríficos e Covid-19

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, a indústria de carne tem pedido ao governo federal a edição de uma nova portaria atualizando as normas de prevenção contra o coronavírus. Um dos mais atingidos pela pandemia em 2020, o setor ainda segue as regras estabelecidas em março do ano passado pelos Ministérios da Agricultura, Economia e Saúde. Nas esferas municipais e estaduais, contudo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa as cadeias produtivas de aves e suínos, afirma que já há flexibilizações.

Preços de hortaliças

(Foto: Ítalo Ludke/Embrapa)

 

Os preços da alface e da cebola no atacado foram destaque no mês de novembro, com altas em práticamente todas as centrais de abastecimento do Brasil, informa, nesta sexta-feira (17/12), o Boletim Prohort, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O relatório, mensal, faz um levantamento de frutas e hortaliças de alto consumo no país.

Preços de frutas

(Foto: Pxhere/CreativeCommons)

 

Os preços de frutas no atacado subiram na maior parte das centrais de abastecimento do país, de acordo com o boletim Prohort, divulgado nesta sexta-feira (17/12) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O relatório, de periodicidade mensal, faz um levantamento dos valores de frutas e hortaliças de alto consumo em algumas das principais regiões do país.

Irregularidades no azeite

Mais de 150 mil garrafas de azeite foram suspensas pelo Mapa (Foto: Ministério da Agricultura)

 

A comercialização de 151.449 garrafas de azeite de oliva foi suspensa em uma operação de fiscalização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta sexta-feira (17/12). Ao todo, foram encontradas 24 marcas de azeite irregulares em supermercados. As irregularidades são: produtos sem registro no Mapa, fraudados, falsificados e contrabandeados. Também foram encontradas três fábricas clandestinas que estavam envasando mistura de óleos vegetais de procedência desconhecida.

Cana-de-açúcar

(Foto: REUTERS/Marcelo Teixeira)

 

Após seca e geadas impactarem negativamente a produtividade da cana-de-açúcar na região Centro-Sul, o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) faz projeções de recuperação dos canaviais para a safra 2022/2023. A expectativa é de que a produtividade deva apresentar recuperação de pelo menos 8,5%, "uma vez que o setor já vivenciou situação similar em safras anteriores", segundo o CTC.

Argentina

(Foto: REUTERS/Sergey Pivovarov)

 

O governo argentino estabeleceu nesta sexta-feira (17/12) um sistema de controle dos volumes exportáveis ​​de milho e trigo, que visa evitar que a escassez interna de cereais aumente o valor dos alimentos, em meio à alta da inflação. A resolução oficial indica que um órgão do Ministério da Agricultura estabelecerá os "volumes de equilíbrio" na Argentina, um dos maiores exportadores mundiais de milho, trigo, soja e carne bovina.

Milho

(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A produção nacional de milho deve alcançar 116,08 milhões de toneladas no ciclo 2021/22, estimou a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira, ao reduzir sua projeção em cerca de 3 milhões de toneladas devido à seca na região Sul decorrente do fenômeno La Niña, que tem afetado o cultivo do cereal de verão. Na previsão anterior, a consultoria estimava colheita de 119,25 milhões de toneladas para esta temporada. O novo número, no entanto, ainda representa uma máxima histórica.

Pastagens

(Foto: Reprodução/TV Globo)

 

A baixa ocorrência de chuvas no Rio Grande do Sul, além de prejudicar a trazer expectativas de quebra das safra de soja e de milho, também tem efeitos sobre a pecuária bovina do Estado. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater-RS/Ascar, vinculado à  Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, o gado de corte ainda mantém estado corporal satisfatório, mas já é possível observar um menor ganho de peso dos animais.

Semana do Agro

(Foto: Reprodução/Youtube)

 

Com mais de 900 startups em seu ecossistema, o Agtech Garage se tornou o maior hub de agtechs na América Latina, com 70% destas empresas já desenvolvidas e apenas 30% em fase embrionária. E com um produtor rural cada vez mais ávido por novas tecnologia, o mercado precisa trabalhar com agilidade, afirmou José Tomé, CEO do AgTech Garage. Tomé foi o entrevistado, nesta sexta-feira (17/12), na quinta e última live da Semana do Agro, programação especial realizada pela revista Globo Rural e o jornal Valor Econômico.

Biodiesel

(Foto: Eduardo Otubo/CCommons)

 

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução de novembro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que estabelece o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel em 10% para o ano de 2022, frustrando integrantes da indústria, que esperavam uma reversão da medida. Um despacho confirmando a redução da mistura para 10% foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (17/12).
Source: Rural

Leave a Reply