Skip to main content

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução de novembro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que estabelece o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel em 10% para o ano de 2022, frustrando integrantes da indústria, que esperavam uma reversão da medida. Um despacho confirmando a redução da mistura para 10% foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (17/12).

Abastecimento de combustível no Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

 

O Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel previa o uso de 13% de biodiesel no diesel na maior parte de 2021, o que não aconteceu também por decisão do governo, e a elevação da mistura para 14% em 2022.

Em nota, a Presidência da República lembrou que, por consequência dos efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado de combustíveis, da alta de preço da soja (principal matéria-prima do biodiesel) e da desvalorização cambial, o CNPE tem promovido reduções do teor de biodiesel em relação aos teores estabelecidos na resolução do CNPE de outubro de 2018.

saiba mais

Dólar interrompe sequência de ganhos após BC voltar a marcar presença no mercado

Ipea revisa projeção de PIB agropecuário em 2021 para queda de 1,2%

 

O objetivo é "a proteção dos interesses do consumidor quanto a preço, qualidade e oferta dos combustíveis", segundo o governo. No início do mês, o presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Francisco Turra, disse à Reuters que o setor esperava sensibilizar Bolsonaro sobre uma reversão da medida do CNPE.

A decisão do presidente também bate de frente com produtores de soja, uma forte base de apoio de Bolsonaro. A Aprosoja Brasil, que representa os sojicultores, disse neste mês que "a redução da demanda por óleo de soja pode, sim, prejudicar o setor e afetar negativamente os preços".

saiba mais

Possível aumento abusivo em preços de insumos está sob análise técnica, diz Ministério da Justiça

Banco Central reduz previsão de crescimento da economia e vê mais risco de inflação superar teto em 2022

 

O setor de soja afirma que, com a redução da mistura, o Brasil vai exportar mais soja em grão e óleo de soja. Nesta semana, considerando a decisão do CNPE, a associação da indústria Abiove elevou as projeções de soja e óleo de soja, deixando a expectativa de processamento estável.

Leia mais sobre Economia
Source: Rural

Leave a Reply