Skip to main content

Desafios ambientais no agro é o tema da 4ª live do especial Semana do Agro, uma parceria da revista Globo Rural com o jornal Valor Econômico. Nesta quinta-feira (16/12), a partir das 11 horas, Cassiano Ribeiro, editor-chefe da Globo Rural, e Fernando Lopes, editor de Agronegócios do Valor Econômico, conversam com Marcello Brito, presidente do Conselho da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

A agropecuária brasileira tem procurado reafirmar sua imagem de sustentabilidade, enquanto enfrenta pressões vindas de importantes mercados consumidores. Na União Europeia, por exemplo, uma nova legislação tornou mais duras as regras relacinadas a compra de commodities que estejam relacionadas a desmatamento.

Ao mesmo tempo, aqui no Brasil, o Código Florestal, que, de acordo com reprsentantes do setor, está entre as legislações ambientais mais rigorosas do mundo, ainda não foi inteiramente implementado, anos depois de sua aprovação. A validação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo, ainda não foi feita, o que impede a realização dos Programas de Recuperação Ambiental (PRA's) nas propriedades rurais.

No Congresso Nacional, estão em discussão pautas legislativas criticadas por ambientalistas, como o projeto de lei que prevê a regularização fundiária no Brasil. Todo este cenário coloca o agronegócio brasileiro sob os olhares de defensores de causas ambientais e de mercados, que tendem a considerar cada vez mais a agenda verde em suas decisões.

 

O especial Semana do Agro, parceria da Globo Rural e do Valor Econômico, já realizou três lives sobre temas relevantes para o setor. Na segunda-feira (13/12), o entrevistado foi o ex-ministro da Agricultura e coordenador do núcleo de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, que falou sobre as expectativas para 2022.

Na terça-feira (14/12), a sócia da Mauá Capital, Carolina da Costa, falou sobre os financiamentos do agronegócio, em meio a restrições no crédito oficial e à maior participação da iniciativa privada na oferta de crédito para o setor. E na quarta-feira (15/12), o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, falou sobre o mercado de carne suína e de frango, no dia em que a China anunciou a elevação das tarifas de importação de carne suína e levantou o embargo à carne bovina brasileira.
Source: Rural

Leave a Reply