Skip to main content

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse, por meio de seu perfil no Twiiter, que o país pretende continuar os "esforços" para reforçar o comércio bilateral e a cooperação no agronegócio, "de significado estratégico para ambas as partes". Na postagem, ele compartilhou o comunicado conjunto divulgado pelos Ministérios da Agricultura (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE) oficializando a decisão dos chineses de voltarem a importar carne bovina brasileira.

"Nós continuaremos, junto com o lado brasileiro, os nossos esforços para ampliar ainda mais os laços comerciais bilaterais, e também aprofundar a cooperação no setor agropecuário, de significado estratégico para ambas as partes", disse Wanming.

Exportações de carne bovina do Brasil à China podem ser retomadas desde quarta-feira (15/12) (Foto: Thinkstock)

 

As exportações de carne bovina para a China foram suspensas no dia 4 de setembro, por causa de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como Mal da Vaca Louca, identificados em Nova Canaã do Norte (MT) e Belo Horizonte (MG). A medida era prevista em protocolos sanitários bilaterais. No entanto, contrariando previsões iniciais, acabou durando mais de quatro meses.

Em comunicado conjunto, os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores informaram que a retomada dos embarques do produto foi resultado de "estreita coordenação" entre as duas pastas e de "fluido diálogo" com autoridades chinesas. E que todas as informações relativas aos casos atípicos de vaca louca foram prestadas não só à China, mas também à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).

Antes da decisão comunicada na quarta-feira (15/12), a China já havia liberado a entrada de alguns lotes de carne bovina, que haviam recebido o certificado sanitário até o dia 3 de setembro, um dia antes do embargo. Na avaliação do Ministério da Agricultura, a retomada dos embarque spode ocorrer de forma imediata.

Em nota divulgada pelo Mapa, ainda na quarta-feira (15/12), o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, avaliou que a negociação com os chineses foi "bastante técnica", com uma série de reuniões para troca de informação. 

"Nós já tínhamos concluído o envio das últimas informações pelo nosso canal via embaixada em Pequim há cerca de um mês, então já esperávamos que houvesse uma solução desta solução. Desta forma, o país asiático passa a aceitar novamente os lotes de carnes brasileiras certificadas a partir desta quarta-feira. É uma boa notícia para o setor, já que se trata do principal destino de importação de carne bovina brasileira”, explicou o secretário.

Em postagem no Twitter, embaixador da China compartilhou comunicado do governo brasileiro sobr eembargo à carne (Foto: Reprodução/Twitter)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply