Skip to main content

As chuvas ocorridas nas últimas 48 horas foram muito aquém do esperado, principalmente nas regiões noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e toda metade oeste do Paraná. Nesta quarta-feira (14/12), uma frente fria que avançou, se encontra sobre a região Sudeste, canalizando os corredores de umidade sobre grande parte das áreas produtoras do norte e leste da região Sul.

Região Sul até deve registrar focos de chuva, porém irregulares e passageiras (Foto: Getty Images)

 

 

"Há possibilidades de chuva na metade leste do Rio Grande do Sul, em Pelotas, Vacaria, Jaguarão e Rio Grande. Também na metade leste de Santa Catarina e metade leste do Paraná", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Essas chuvas se mantém irregulares, já que os corredores se mantém sobre a faixa central e norte do país.

saiba mais

Tempo quente e seco no Sul do país retrai mercado de soja e milho

Sob efeitos da La Niña, Rio Grande do Sul vê perdas em lavouras de milho, soja e na pecuária leiteira

 

Santos avisa que a previsão mantém uma condição extremamente alarmante para a produção de soja e milho. "Com relação a soja no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ainda está difícil de falar em queda por conta da fase inicial que está a oleaginosa. Já as lavouras de milho, terão quebras superiores a 50%". Nas regiões oeste e norte do Paraná, a ocorrência de chuva irregulares já ocasionou quebras significativas de soja que devem continuar ocorrendo.

Chuvas expressivas e intermitentes ainda continuarão sendo observadas pelos próximos 15 dias sobre as regiões central e Norte do país. Sudeste, Centro-Oeste e todo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) terão chuvas quase que diárias, e em muitas vezes até com invernada. Haverá poucas aberturas de sol, então "para os produtores de todo Sudeste, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, todo Matopiba e Pará, corram para fazer os tratos culturais e até mesmo o plantio quando aparecer o sol, porque serão poucas brechas ao longo de dezembro", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply