Skip to main content

A segunda-feira (13/12) começa com tempo aberto no Sul do Brasil, porém ao longo do dia o avanço de uma frente fria organizará linhas de instabilidade que, a partir de hoje a noite, até quarta-feira (15/12), causarão pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do país, incluindo sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai.

Tratos culturais podem ser afetados pelas fortes chuvas nesta semana (Foto: Getty Images)

 

De acordo com a Rural Clima, esse sistema levará chuvas generalizadas às áreas produtoras, em especial ao Rio Grande do Sul. Além disso, Santa Catarina e Paraná também devem receber bons volumes, finalizando a longa estiagem que vem ocorrendo.

"As chuvas voltarão a dar condições ao pleno desenvolvimento das lavouras tanto de milho quanto de soja. O retorno das chuvas frequentes, principalmente em Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai estancará essas quebras e dará plenas condições ao desenvolvimento das lavouras", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima. Enquanto isso, há previsões de chuva entre segunda-feira (13/12) e quarta-feira (15/12) no estado gaúcho, porém na quinta-feira (16/12), o tempo abre e volta a se manter seco.

saiba mais

Governo autoriza emprego do Exército em calamidade na Bahia

 

Sudeste

O avanço da frente fria deixa o tempo instável e com chuvas ao longo da semana inteira. A tendência é de tempo fechado, chuva a qualquer hora do dia e dificuldade nos tratos culturais. O agrometeorologista alerta: "muito cuidado para as atividades de campo, pois a tendência é que não só essa, mas a próxima semana também tenha chuvas recorrentes, inviabilizando o pleno desenvolvimento do plantio e colheita de hortaliças, frutas e outras variedades".

Centro-Oeste

Áreas de instabilidade associadas a presença de uma frente fria manterão condições de chuvas regulares sobre grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e no sul do Pará. "Chuvas quase que diárias sobre essas regiões, hora mais intensas, hora com abertura de sol. Ao longo dos próximos 15 dias, elas serão diárias sobre toda região Centro-Oeste e isso vai dificultar os tratos culturais", afirma Santos.

saiba mais

Projeto de estudantes busca meios de conter elevação do nível do mar

Lentidão no processamento de dados impede avanço na regularização ambiental das propriedades rurais

 

Matopiba

Chuvas recorrentes com boas aberturas de sol devem marcar a segunda quinzena de dezembro. "Tudo que o produtor quer. Sol, calor e pancadas de chuva". Boa parte das áreas produtoras do oeste da Bahia, sul do Maranhão, do Piauí, do Tocantins, além de sul e leste do Pará, terão boas aberturas de sol, que manterá uma condição favorável aos tratos culturais e ao plantio do algodão safra que já iniciou em muitas áreas.
Source: Rural

Leave a Reply