Skip to main content

A região Sul continua sofrendo com a ausência de chuvas nas últimas semanas. No Rio Grande do Sul, algumas regiões  já registra 25 dias sem chuva em algumas regiões e isso tem causado estragos e perda significativas nas lavouras de soja e milho.

"As lavouras de milho estão sendo muito mais afetadas devido à fase que cada uma dessas lavouras está, e as quebras no grão deverão atingir valores superiores a 40% até o final da safra, sendo que muitas fazenda já registram perdas acima de 80%", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Fazendas do Rio Grande do Sul já registram perdas superiores a 80% na safra de milho (Foto: Getty Images)

 

Há previsão de retorno da chuva entre domingo (12/12) e segunda-feira (13/12), quando uma nova frente fria estará avançando e levando chuvas a grande parte das regiões produtoras tanto do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e  Paraná. No entanto, o fato da La Niña ainda estar presente, os corredores de umidade se manterão sobre a região centro-norte do país ao longo das próximas semanas, tirando completamente a possibilidade de chuvas generalizadas no Rio Grande do Sul.

Apesar do estado não ter perspectivas de chuva generalizada, o agrometeorologista afirma que "as chuvas previstas para ocorrer no começo da semana serão de suma importância para quebrar esse período de estiagem e melhorar as condições ao desenvolvimento das lavouras".

saiba mais

Produtores de milho da Argentina lançam campanha de plantio tardio para evitar seca

Sob efeitos da La Niña, Rio Grande do Sul vê perdas em lavouras de milho, soja e na pecuária leiteira

 

Sudeste

No Sudeste, a semana termina com tempo aberto e sem previsão de chuva em praticamente todas as regiões produtoras , exceto no extremo norte de Minas Gerais, devido a um ciclone no Oceano Atlântico.

A partir do domingo (12/12), a passagem de uma frente fria pela região Sul do Brasil deixará o tempo instável e extremamente chuvoso em praticamente todas as áreas produtoras da região Sudeste durante a próxima semana: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Isso manterá as condições favoráveis ao pleno desenvolvimento das lavouras de soja e milho, além de café e cana-de-açúcar, que estão sofrendo com as altas temperaturas. "Para o café, devido a forte seca ocorrida no inverno e as geadas, há registro de perdas. Nas demais culturas, como cana, citros, hortaliças, soja e milho, as condições se manterão extremamente favoráveis".

saiba mais

Apesar da falta de chuva nas lavouras, Farsul projeta safra recorde de grãos no Rio Grande do Sul

Brasil deve colher recorde de soja em 2022 com alta de 3,4% ante 2021, diz IBGE

 

Matopiba

Corredores de umidade sobre a região Norte do país causará tempestades sobre a Bahia, principalmente no Recôncavo Baiano, nesta sexta-feira (10/12) e no final de semana. Além da Bahia, Tocantins, Maranhão, Pará e sul do Piauí também receberão chuvas extremamente volumosas.

Não só as próximas 48 horas, mas toda a semana que vem será marcado por chuvas com altos volumes sobre grande parte do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia) e Pará. "Isso dificultará o andamento do plantio do algodão, bem como os primeiros tratos culturais nas lavouras de soja e milho que já foram semeados", alerta Santos.

Centro-Oeste

O final de semana terá chuva em grande parte das regiões produtoras do norte do Mato Grosso, norte de Goiás e Rondônia. As condições se mantém preocupantes em boa parte das regiões produtoras devido à alta frequência de chuvas. "Se preparem porque a terceira semana de dezembro será marcada por chuvas regulares sobre o Centro-Oeste, com boas condições de desenvolvimento das lavouras, porém atrapalhando o andamento dos tratos culturais", finaliza o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply